logo-a-verdade.svg
Felgueiras
Leitura: 6 min

Felgueirense Ana Beatriz Costa vai desfilar na Paris Fashion Week

Ana Beatriz Costa, natural da freguesia de Moure, Felgueiras, foi selecionada para desfilar na Paris Fashion Week, um dos palcos mais prestigiados da moda internacional. Com apenas 18 anos, será a sua primeira experiência internacional como modelo.

Redação

Jovem de Moure, Felgueiras, estreia-se na moda internacional aos 18 anos

A jovem modelo, agenciada pela IMC Models há cerca de cinco anos, contou que recebeu a notícia no passado dia 19 de junho. “A final do Top Model Europe foi no dia 19 e nesse mesmo dia recebi a notícia de que tinha sido selecionada por um estilista internacional para desfilar na Paris Fashion Week”, afirmou.

Percurso "começou" na escola primária

O gosto pela moda surgiu cedo. “Já desde pequenina, desde que andava na escola primária, realizava pequenos desfiles na escola. Foi aí que tive o primeiro contacto com o mundo da moda”, explicou.

Aos 13 anos decidiu procurar uma agência. “Fiz o casting na IMC Models Agency e decidiram ficar comigo. Realizei um ano de formação e ao fim de um ano e meio fui agenciada. A partir daí começaram a surgir trabalhos a nível nacional, com estilistas como Micaela Oliveira, Conceição Leite, ou com a Associação de Cabeleireiros de Portugal”, descreveu.

Finalista nacional no Top Model Europe

Ana Beatriz participou duas vezes no concurso internacional Top Model Europe. “Fui finalista em Portugal no ano passado, não ganhei, mas já ser finalista foi muito bom. Este ano voltei a participar, também não ganhei, mas no mesmo dia da final recebi a notícia do desfile em Paris”.

O desfile está agendado para o dia 3 de outubro. “A Paris Fashion Week decorre de 29 de setembro a 7 de outubro. Eu vou desfilar no dia 3. E faço 19 anos no dia 13 de outubro. Será uma bela prenda de aniversário”, afirmou.

“É uma sensação incrível”

Visivelmente emocionada, Ana Beatriz descreve o momento como único. “É uma sensação incrível, é a minha primeira vez num palco internacional. Sinto-me grata por tudo aquilo que tenho lutado nos últimos cinco anos. Espero que corra tudo bem e vou fazer por isso.”

Questionada sobre os desafios psicológicos de entrar num evento desta dimensão, admite: “Cá em Portugal começo a sentir-me bem e à vontade em cima da passarela. Mas quando penso em Paris Fashion Week, penso que vou estar no meio dos ‘tubarões’. Tenho visto muitos vídeos, tentado aperfeiçoar detalhes em casa, e conto com o apoio da agência e da família.”

O apoio da família e os conselhos da mãe foram determinantes no percurso

Desde o início do seu caminho na moda, Ana Beatriz Costa contou com o apoio constante da família. “Lembro-me de uma frase que a minha mãe me disse quando entrei neste mundo: ‘Vamos apostar em ti, mas para se ser bom aqui é quase como encontrar uma agulha num palheiro’. É muito complicado”, recorda.

Esse suporte revelou-se essencial, especialmente nos momentos de maior dúvida. “Ver que a minha família acreditou em mim, mesmo quando eu às vezes não acreditava, é inexplicável. Eles estiveram sempre comigo, bateram sempre muito na minha cabeça para eu não desistir”, partilhou, visivelmente emocionada.

Além da família, Ana destaca ainda o papel da agência. “Deram-me a mão desde o início. Fizeram-me sentir acolhida e estiveram sempre ao meu lado, quer nos momentos bons, quer nos momentos menos bons”, afirma.

Moda e desporto lado a lado

Além da moda, Ana é atleta federada de atletismo há oito anos, na União Desportiva de Várzea. “O desporto ajuda-me a manter o físico e também o equilíbrio mental. Faço treinos intensos e tenho cuidados com a alimentação, embora haja sempre um dia ou outro em que fujo um bocadinho”, admitiu. 

A jovem terminou recentemente o primeiro ano da licenciatura no ISCE Douro, em Penafiel, e garante que, por agora, concilia os estudos com a moda. “Neste momento estou focada em fazer 'boa figura'. Se surgirem propostas, vou ter de ponderar bem.”

“Os momentos que me deram mais felicidade foram em cima de uma passarela”

Sobre o que mais a atrai na moda, é clara: “Sempre fiz um bocado de passarela e de sessões fotográficas, mas sinto-me mais confortável na passarela. São os momentos que me têm dado mais felicidade.”

Uma ligação especial a França

Ana tem família a viver em França e já conhece Paris, onde esteve várias vezes na infância. “O irmão da minha mãe mora em Paris, o irmão do meu pai também vive naquele país, por isso é quase como uma segunda casa. Parece obra do destino a minha primeira experiência internacional ser precisamente em França.”

“Não desistam dos vossos sonhos”

A jovem modelo deixa um conselho a quem quer seguir uma carreira semelhante: “Procurar uma boa agência e não desistir, mesmo sem apoio familiar. Aquilo que nos move são os nossos sonhos. A IMC foi uma sorte para mim, sempre acreditaram em mim e estiveram ao meu lado.”

Ana Beatriz Costa agradece a todos os que a apoiaram: “A minha família, a minha agência, e todas as pessoas que estiveram comigo nestes cinco anos. Nos momentos bons e nos momentos de aprendizagem.”