A operação decorreu desde segunda-feira até hoje e visou desmantelar uma rede de tráfico de estupefacientes com atuação em Portugal e Espanha.
Segundo comunicado da GNR, a operação teve como principal objetivo desarticular a cadeia logística de grupos suspeitos envolvidos no tráfico de droga. Foram realizadas ações em oito distritos de Portugal continental e no sul de Espanha, na sequência de uma investigação que decorreu ao longo de mais de 38 meses.
No total, foram apreendidos 40 motores de alta potência, sete toneladas de haxixe, 650 quilos de cocaína — com um valor estimado de 2,5 milhões de euros —, 780 mil euros em numerário, 11 armas de fogo e 24 veículos automóveis.
Em território português, foram detidas 32 pessoas e executados 32 mandados de busca domiciliária, 21 mandados de busca não domiciliária e 35 mandados de busca e apreensão de veículos.
Em Espanha, foi detida uma pessoa no decurso da operação, além de outras 16 detenções realizadas anteriormente durante o processo de investigação. Foram ainda cumpridos seis mandados de busca domiciliária.
Os 49 detidos são suspeitos da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa e detenção de arma proibida.
A operação contou com o apoio de várias unidades da GNR, nomeadamente a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, a Unidade de Ação Fiscal e oito Comandos Territoriais, além do apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A ação foi desenvolvida ao abrigo da Cooperação Policial Internacional.