A circulação de comboios da CP – Comboios de Portugal – retomou a normalidade esta terça-feira de manhã, 29 de abril, após a greve dos trabalhadores convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), que paralisou os serviços durante o dia de segunda-feira.
Segundo declarações do sindicalista Luís Bravo à agência Lusa, cerca das 07:00 desta terça-feira, os comboios urbanos circulavam na totalidade, com apenas algumas supressões em serviços de longo curso. “A circulação de comboios está hoje de manhã acima dos 90%. Nos urbanos a circulação é total, havendo apenas a suspensão de alguns comboios de longo curso na parte da manhã”, afirmou.
A greve, promovida pelos trabalhadores representados pelo SFRCI, teve como principal objetivo reivindicar melhores condições salariais e laborais para todos os profissionais da empresa, incluindo revisores e funcionários das bilheteiras. A paralisação teve impacto significativo em todo o território nacional, com a maioria das ligações ferroviárias a serem suspensas na segunda-feira.
Apesar do transtorno causado aos utentes no início da semana, a situação parece estar a normalizar-se rapidamente, permitindo o regresso à rotina habitual dos serviços ferroviários. A CP ainda não se pronunciou oficialmente sobre os impactos da greve ou sobre possíveis negociações futuras com os sindicatos.