logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Marco 09 conquista primeira vitória na Fase de Subida e relança-se na luta pela promoção

Triunfo, por 3-2, frente ao Leça FC, permite ultrapassar adversário direto e reacender esperança na luta por uma vaga na Liga 3.

O Marco 09 alcançou, este domingo, 18 de maio, a primeira vitória na Série A da Fase de Subida do Campeonato de Portugal, ao derrotar, em casa, o Leça FC, por 3-2, no encontro da 4.ª jornada da prova.

Apesar de ter entrado mal na partida, o conjunto encarnado conseguiu dar a volta ao resultado  e somar três pontos decisivos. A formação visitante adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos, com um golo de Zé Domingos.

“Não entrámos bem no jogo. Estávamos intranquilos, talvez até surpreendidos pela intensidade do adversário, que tem também mérito na forma como nos pressionou desde o apito inicial”, reconheceu o técnico Pedro Barroso.

No entanto, a situação complicou-se para os leceiros, aos 36 minutos, quando Luís Simão foi expulso, deixando a equipa reduzida a dez unidades. Mesmo assim, foi para o intervalo em vantagem. Mas a segunda parte trouxe um Marco 09 transfigurado.

“Fizemos os ajustes certos ao intervalo e entrámos muito mais acutilantes”, destacou o treinador. 

A melhoria foi imediata: Joel Silva empatou aos 47 minutos e, pouco depois, Pedrinho consumou a reviravolta (52’). Já na reta final, Marcelo Machado, lançado do banco, assinou o 3-1, aos 83 minutos. O Leça FC ainda reduziu nos descontos (90'+5), por Nuno Pereira, de grande penalidade, mas não conseguiu evitar a terceira derrota consecutiva.

Pedro Barroso mostrou-se satisfeito com a exibição do Marco 09 e, sobretudo, com a entrega dos seus jogadores.

“Acho que é uma vitória justa, que não sofre qualquer tipo de contestação. Os jogadores foram muito competentes, quiseram muito ganhar, levaram isso para dentro de campo e acabamos por ser felizes com muito mérito”, vincou.

Sobre o golo sofrido no último lance, lamentou a distração: “Foi um lance fortuito, com ressaltos. Queríamos vencer por dois golos por causa do confronto direto, que pode ser importante. Mas o mais importante era mesmo vencer”.

O triunfo permitiu ao Marco 09 chegar aos quatro pontos, ascender à terceira posição e ultrapassar o Leça FC, que desceu ao último lugar, com três.

“Estamos na luta. Dependemos apenas de nós e é isso que importa nesta fase. Vamos com tudo para a próxima jornada”, sublinhou Pedro Barroso. 

O União SC Paredes mantém o segundo posto, com cinco, apesar da derrota, por 2-0, frente ao Vitória B, líder isolado, com 10 pontos. O emblema de Guimarães já assegurou a promoção à Liga 3.

Na próxima jornada, o Marco 09 recebe o Vitória B, no sábado, 24 de maio, às 17h00. No domingo, às 11h00, o Leça FC defronta o União SC Paredes, em Leça da Palmeira.