O norte-irlandês Kris Meeke (Toyota Yaris) foi hoje o mais rápido entre os pilotos inscritos no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), no arranque da 58.ª edição do Vodafone Rali de Portugal, que decorre até domingo, 19 de maio.
A superespecial da Figueira da Foz, com 2,94 quilómetros disputados junto à praia, marcou o início da prova, sendo também pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Meeke, atual campeão nacional, completou o troço em 2.23,6 minutos, garantindo o 11.º melhor tempo entre todos os participantes e consolidando a sua liderança no CPR.
O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que também integra a lista de inscritos do CPR, foi o segundo mais rápido, a 0,9 segundos de Meeke, enquanto o português Ricardo Teodósio (Toyota Yaris), natural do Algarve, fechou o pódio da geral nacional, com mais 5,4 segundos.
Kris Meeke, vencedor absoluto do Rali de Portugal em 2016, quando representava a Citroën, soma agora vitórias nas quatro primeiras provas do CPR, depois dos triunfos em Felgueiras, Algarve e Amarante.
O top 6 nacional nesta especial ficou ainda marcado pelas prestações de Pedro Almeida (Skoda Fabia), quarto classificado a seis segundos, José Pedro Fontes (Citroën C3), quinto com o mesmo tempo, e Armindo Araújo (Skoda Fabia), que gastou mais três décimas de segundo.
A prova pontuável para o CPR termina esta sexta-feira, 17 de maio, após a realização de 10 classificativas que totalizam 146 quilómetros cronometrados. Os pilotos que decidirem continuar em prova durante o fim de semana, já fora das contas do campeonato nacional, lutarão apenas pelo título honorífico de melhor português no Rali de Portugal.
Com milhares de fãs a acompanhar a festa do desporto motorizado desde a Figueira da Foz até às serras do centro e norte do país, o Rali de Portugal volta a afirmar-se como um dos eventos de maior projeção do calendário automóvel em Portugal.