logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Marco de Canaveses: Feira do Pão Podre e Produtos Locais regressa com dois dias de festa

O evento, que promete ser um “verdadeiro festim para os sentidos”, destaca-se pelo tradicional Pão Podre, que será a grande “estrela da festa”, além de outros produtos regionais como mel, compotas, fumeiro e artesanato.

Redação

Nos dias 12 e 13 de abril, o Parque Fluvial do Tâmega será palco da 5.º edição da Feira do Pão Podre e Produtos Locais, organizada pelo Grupo Cultural e Recreativo da Aldeia de Canaveses (GCRAC). 

A feira abre portas no sábado, 12 de abril, às 12h00 e encerra às 19h00. No domingo, a abertura será às 09h00, mantendo o encerramento às 19h00. A animação estará a cargo de grupos musicais como os Bombos de Sobretâmega, as concertinas, os Gaiteiros do Couto Misto e o Grupo Musical Amigos do Sousa e Tâmega.

Em entrevista, Sérgio Silva, presidente da Mesa da Assembleia do GCRAC, revelou que este ano a feira terá algumas novidades, como a introdução de demonstrações ao vivo da confeção artesanal do Pão Podre. “Os visitantes poderão assistir a todo o processo, desde o amassar até à cozedura no forno, promovendo uma experiência ainda mais interativa e autêntica”, explicou.

A decisão de alargar o evento para dois dias, que este ano acontece pela primeira vez, foi tomada após o “sucesso” das edições anteriores e o “feedback positivo” devisitantes e produtores. “O sábado permitirá atrair novos públicos e dar-lhes a oportunidade de aproveitar o fim de semana para conhecer o Marco de Canaveses”, afirmou Sérgio Silva.

O presidente também destacou o crescente interesse pela feira, que consolidou o Pão Podre como um doce tradicional da Páscoa na região. “No ano passado, vendemos cerca de 700kg de Pão Podre, e esperamos superar este número com as melhorias desta edição”, disse.

Assim, a feira será uma “excelente oportunidade para saborear deliciosas iguarias, como o tradicional Pão Podre, que poderá ser combinado com queijo, compotas, presunto, manteiga ou, simplesmente, um café, chá ou copo de vinho”. O evento, com entrada gratuita, promete animar o público de todas as idades e ser uma forma de “celebrar as tradições locais e dar a conhecer os produtos da região”

O convite está lançado: “Convidamos todos a visitar o Parque Fluvial do Tâmega nos dias 12 e 13 de abril para provar iguarias deliciosas e desfrutar de muita animação. Para quem ainda não conhece o Pão Podre, é imperdível provar este doce em boa companhia”, concluiu Sérgio Silva.