logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 2 min

Emily Rodrigues sonha abrir um ateliê e criar moda com identidade: “Cada ponto que dou é um sonho a ganhar forma”

Aos 17 anos, Emily Rodrigues encontrou no curso de Técnico de Design de Moda da Escola Secundária do Marco de Canaveses não só um caminho académico, mas a concretização de um sonho antigo.

Redação

Natural de Vila Boa do Bispo, cresceu a criar roupas para bonecas com sacos de plástico e restos de tecido, uma paixão que depressa se transformou em vocação. “Adorava inventar roupas para as minhas Barbies. Era assim que brincava”, recorda. Apesar de não ter tido contacto anterior com a escola, foi ao ler a ficha de cursos que se encantou: “Quando vi ‘Design de Moda’, senti que tinha de me inscrever.”

A decisão revelou-se acertada. Hoje, Emily tem acesso a uma sala equipada com máquinas industriais, software especializado e materiais profissionais. “Comparado com a máquina que tenho em casa, isto é um sonho. Quando vejo peças prontas dá-me vontade de chorar”. 

Emily valoriza profundamente o ambiente próximo e o apoio dos docentes. “Os nossos professores são incríveis, estão sempre lá para nos ajudar”.  Apesar dos desafios, acredita que a experiência compensa. “Erro muito, mas aprendo com cada erro. E quando acerto, é uma alegria enorme.” No futuro Emily quer seguir para o ensino superior e abrir o seu próprio ateliê. “Quero criar peças únicas e personalizadas. Mostrar quem sou através da roupa que faço.”

Para quem está indeciso, deixa uma mensagem clara: “Venham com o coração aberto. Vão errar, sim, mas vão aprender. E quando virem uma peça vossa terminada, vão perceber que valeu a pena.”