Nuno Barbosa, treinador do FC Alpendorada, já reagiu ao sorteio do calendário da Série B do Campeonato de Portugal para a época 2025/2026, conhecido esta segunda-feira, 21 de julho.
A equipa azul e branca arranca a competição com dois dérbis regionais: primeiro, frente ao Aparecida FC, em casa, a 10 de agosto, e depois com uma deslocação ao terreno do Rebordosa AC, na jornada seguinte.
Para o técnico, começar dentro de portas é um fator positivo, mas sublinha que o Aparecida FC é “um adversário competente”, por isso, espera um duelo “de grau de dificuldade elevado”.
“Começar em casa é sempre bom. O início de campeonato em casa traz-nos um bocadinho mais conforto. Agora, o adversário, não é por ser um promovido que será algo que nós temos de olhar com sorte. Será um adversário competente, que vem de uma dinâmica de vitórias muito forte. Foi o grande vencedor da Liga Pro da AF Porto. Já começamos com um grau de dificuldade elevado. Obrigará a um jogo de alerta máximo”, afirmou.
Além do Aparecida FC, o conjunto azul e branco terá outro dérbi logo na segunda jornada, frente ao Rebordosa AC. Um arranque exigente, que Nuno Barbosa encara com pragmatismo.
“Os dérbis só por si são difíceis, envolvem outras situações, a emoção, a história entre clubes. Isso mobiliza e traz mais dificuldade, mas também ajuda os treinadores porque os atletas estarão naturalmente ligados ao jogo”, comentou.
Ainda assim, o treinador garante que o foco está exclusivamente no primeiro adversário: “Sou-lhe sincero: neste momento, o nosso foco é o primeiro jogo. Um de cada vez. Foi sorteado o Aparecida, é esse o nosso adversário, e é com ele que estamos concentrados. Depois, pensaremos no que vem a seguir”.
Ao longo da primeira volta, o FC Alpendorada voltará a cruzar-se com equipas da região. Em outubro, visita o CD Cinfães (dia 5) e o AC Vila Meã (dia 26). A primeira metade da época encerra com a deslocação ao terreno do GD Resende, a 21 de dezembro.
A ronda inaugural da Série B conta com outro embate de cariz regional. Além do confronto entre FC Alpendorada e Aparecida FC, o CD Cinfães recebe o Rebordosa AC.
O AC Vila Meã mede forças, em casa, com o Leça FC, apontado como um dos principais candidatos à subida, enquanto o GD Resende viaja até Santa Maria de Lamas para defrontar o União de Lamas.