Em comunicado divulgado, a organização do festival revelou a composição da principal secção competitiva do evento, que inclui obras como “La Tour de Glace”, de Lucile Hadzihalilovic, com Marion Cottilard e Gaspar Noé, “La Felicidad”, de Paz Encina, ou “Fiume o morte!”, do croata Igor Bezinović, responsável por encerrar a secção.
Segundo a organização, esta é a “secção competitiva mais aberta do festival”, reunindo sete estreias mundiais entre os 23 títulos escolhidos, que incluem 15 longas-metragens, seis curtas e duas médias-metragens.
De Portugal chega “Sol Menor”, primeira obra de André Silva Santos, que fará a sua estreia internacional em San Sebastián, depois de conquistar o prémio de Melhor Filme Português no Curtas de Vila do Conde deste ano. O filme decorre em São João da Madeira, cidade natal do realizador, acompanhando Samuel, 38 anos, professor de flauta que enfrenta o luto pela morte da companheira, Luísa, até ser confrontado com um novo impasse após a visita do irmão.
Já Paula Tomás Marques apresenta em San Sebastián a sua primeira longa-metragem, “Duas vezes João Liberada”, depois de ter conquistado o prémio Nest no festival com “Em Caso de Fogo”. A obra estreou-se no Festival de Berlim e já passou pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A narrativa acompanha João, uma atriz lisboeta que interpreta uma jovem dissidente de género perseguida pela Inquisição, sendo depois assombrada pelo espírito da personagem quando o realizador do filme fica misteriosamente paralisado.
A abrir a secção estará “Una Película de Miedo”, coprodução portuguesa através da Terratreme, que fará a sua estreia mundial no festival. O enredo centra-se num realizador de documentários e no seu filho de 12 anos, instalados num hotel abandonado em Lisboa durante as férias de verão, onde emergem fantasmas, incluindo o do primeiro “serial killer” português. O elenco conta com Ana Moreira e Daniel Blaufuks.
A 73.ª edição do Festival de San Sebastián decorre entre 19 e 27 de setembro e contará ainda com as coproduções portuguesas “Uma Quinta Portuguesa” e “San Simón” na secção Made in Spain.