logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Marco 09 leva Paulo Mendes de regresso a Cinfães; FC Alpendorada isento da 1º eliminatória da Taça de Portugal

Sorteio da prova rainha definiu os primeiros duelos: Marco 09 desloca-se a um campo bem conhecido de Paulo Mendes; FC Alpendorada, GD Resende e União SC Paredes seguem diretamente para a 2.ª ronda.

O Marco 09 vai iniciar a sua participação na Taça de Portugal 2025/2026 com uma deslocação a Cinfães, ditou o sorteio da 1.ª eliminatória da competição, realizado esta sexta-feira, 8 de agosto, na Cidade do Futebol, em Oeiras. Já o FC Alpendorada, outro representante do concelho de Marco de Canaveses, ficou isento e avança automaticamente para a 2.ª ronda.

O duelo entre o CD Cinfães e o Marco 09 marcará o reencontro de Paulo Mendes com a equipa que orientou nas últimas três épocas. 

O atual treinador da formação encarnada, agora na Liga 3, admitiu o simbolismo do regresso a uma casa que bem conhece. 

“Pelos vistos, na Taça de Portugal, o Paulo Mendes já tem por tradição voltar a uma casa onde já esteve. Mais uma vez acontece isso. Espero que o desfecho seja o mesmo, mas vai ser um jogo duro”, comentou, sublinhando o investimento e a ambição do adversário.

“O Cinfães é um dos principais candidatos à subida de divisão no Campeonato de Portugal. Joga em casa, está a fazer um investimento fortíssimo no plantel. Conhecendo bem o clube, sei que tradicionalmente é muito forte em casa”, comentou.

“Estamos a falar de um plantel que manteve a base da época passada e foi reforçado com jogadores da Segunda Liga e da Liga 3. É um grupo com qualidade de Liga 3. Vai ser um jogo muito difícil”, sublinhou.

Do lado contrário, o técnico do CD Cinfães, António Oliveira, reconhece o grau de dificuldade do embate, mas considera positivo o facto de o jogo ser dentro de portas.

“É sempre melhor jogar em casa do que fora. Sabemos que vamos defrontar uma boa equipa, que está na Liga 3, muito bem orientada e com excelentes jogadores. Será um desafio extremamente difícil, mas também aliciante para mostrarmos o nosso valor”, afirmou.

Questionado sobre uma eventual vantagem do Marco 09 por Paulo Mendes conhecer parte do plantel cinfanense, António Oliveira desvalorizou: “Não creio que seja por aí. Também joguei duas vezes contra o Cinfães na época passada e conheço muitos dos jogadores. Para nós, o foco é vencer e seguir em frente. A ligação emocional do Paulo Mendes ao clube é legítima, mas não creio que influencie o jogo”.

Também no relvado haverá reencontros. O guarda-redes Danny Carvalho e o defesa-central David Martins, agora ao serviço do Marco 09, vão defrontar a antiga equipa. Em sentido inverso, o médio Yaya Baba, que se transferiu para o CD Cinfães, volta a encontrar o Marco 09.

Já o FC Alpendorada ficou isento de disputar a 1ª eliminatória e avança diretamente para a segunda ronda da prova rainha do futebol português, tal como o GD Resende e o União SC Paredes.

Entre os restantes representantes da região, destaque para a estreia do Aparecida FC, que recebe o vizinho AC Vila Meã. 

O Amarante FC terá uma deslocação ao terreno do FC Tirsense, enquanto o GCD Vila Caiz recebe os madeirenses do CD Ribeira Brava. Já o Rebordosa AC jogará em casa frente ao Leça FC e o CD Celoricense vai a Ovar medir forças com a AD Overense.

A 1.ª eliminatória da Taça de Portugal está agendada para 31 de agosto.