logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

CIM do Tâmega e Sousa assinala Dia do Autismo com foco no projeto de intervenção precoce NODUS

Na antevisão do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se celebra a 2 de abril, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) decidiu colocar em evidência o NODUS.

Redação

Este projeto piloto intermunicipal foca-se no apoio especializado a crianças até aos 4 anos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e às respetivas famílias, assumindo-se como uma resposta inovadora na região.

O NODUS resulta de uma parceria estratégica entre a CIM, a APADIMP (Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel) e a Associação de Solidariedade Social e Cultura para o Desenvolvimento de Rans, contando com a supervisão clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa.

A "Janela Crítica" do Desenvolvimento

A escolha de intervir em crianças com idade igual ou inferior a 4 anos é fundamentada em evidência científica. Segundo a CIM, esta idade corresponde a uma "janela crítica" de desenvolvimento, onde a intervenção precoce tem um impacto decisivo na aquisição de competências sociais, cognitivas e de comunicação.

Para garantir esta resposta, o projeto disponibiliza acompanhamento em três áreas fundamentais:

  • Psicologia;

  • Terapia da Fala;

  • Terapia Ocupacional.

Apoio às Famílias e Formação nas Escolas

Reconhecendo que o autismo exige uma abordagem sistémica, o NODUS promove a cooperação entre famílias e profissionais. Nesse sentido, foi criado o Grupo de Partilha de Pais, cuja primeira sessão está agendada para o dia 24 de abril. Este será um espaço dedicado à escuta e ao apoio mútuo entre cuidadores.

Paralelamente, o projeto está a levar ações de formação aos 11 municípios da região. Estas sessões são dirigidas a auxiliares de ação educativa, dotando-os de estratégias práticas para lidar com o autismo em contexto escolar, promovendo assim uma inclusão mais efetiva nas escolas do Tâmega e Sousa.

Dinâmicas de Páscoa e Financiamento

Aproveitando a atual interrupção letiva da Páscoa, a equipa do NODUS está a colaborar com o Centro Escolar de Duas Igrejas. A iniciativa foca-se na dinamização de atividades estruturadas que ofereçam um ambiente previsível e organizado às crianças, complementando o trabalho terapêutico individual já prestado pelo projeto.

O NODUS é um projeto cofinanciado pela União Europeia, através do programa NORTE 2030 e do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), reafirmando o compromisso da região com a coesão social e a saúde infantil.