logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Peregrinação de maio reúniu 270 mil peregrinos no Santuário de Fátima

Cerca de 270 mil peregrinos marcaram presença no Santuário de Fátima, na noite de 12 de maio, por ocasião da Peregrinação Internacional Aniversária, avançam os responsaveís do santuário.

Redação

Presidida pelo cardeal brasileiro D. Jaime Spengler, a celebração destacou-se por uma forte mensagem de esperança, concórdia e paz mundial. Na homilia da Celebração da Palavra, D. Jaime Spengler apelou ao entendimento entre os povos e recordou os conflitos armados que persistem em várias partes do mundo. Inspirado na figura de Maria como “Mãe Santa da Esperança”, exortou os fiéis a seguirem os ensinamentos de Cristo com coragem e proximidade: “Precisamos do vinho do perdão, da paz e da coragem de dizer: ‘Tu és meu irmão, tu és minha irmã’”.

A cerimónia contou com a concelebração de 20 bispos, entre os quais o cardeal D. António Marto e D. José Ornelas, e 171 presbíteros. No início da celebração, foi recordada a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em maio de 1917, através de um excerto das Memórias da Irmã Lúcia.

Ainda durante esta noite de celebração, foi inaugurada e benzida uma nova cruz em bronze no presbitério da Capelinha das Aparições. Com 2,60 metros de altura, a escultura, da autoria do escultor Rogério Timóteo, foi concebida como símbolo do Ano Jubilar dedicado à esperança, destacando a centralidade de Cristo crucificado em diálogo com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Outro marco desta peregrinação foi a estreia do novo sistema de som do Recinto de Oração, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros. Este novo sistema garante uma cobertura sonora mais eficaz e de maior qualidade em todo o espaço celebrativo, melhorando significativamente a experiência dos peregrinos.

Nos serviços do Santuário inscreveram-se, para este 12 de maio, 173 grupos de peregrinos oriundos dos cinco continentes. Entre janeiro e abril deste ano, o Santuário registou 869.605 participantes em 2.935 celebrações, números semelhantes aos de 2024.

A Peregrinação prossegue a 13 de maio, com a Missa Internacional e a tradicional Procissão do Adeus, mantendo-se como um dos momentos de maior expressão da fé mariana em Portugal e no mundo.