Presidida pelo cardeal brasileiro D. Jaime Spengler, a celebração destacou-se por uma forte mensagem de esperança, concórdia e paz mundial. Na homilia da Celebração da Palavra, D. Jaime Spengler apelou ao entendimento entre os povos e recordou os conflitos armados que persistem em várias partes do mundo. Inspirado na figura de Maria como “Mãe Santa da Esperança”, exortou os fiéis a seguirem os ensinamentos de Cristo com coragem e proximidade: “Precisamos do vinho do perdão, da paz e da coragem de dizer: ‘Tu és meu irmão, tu és minha irmã’”.
A cerimónia contou com a concelebração de 20 bispos, entre os quais o cardeal D. António Marto e D. José Ornelas, e 171 presbíteros. No início da celebração, foi recordada a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em maio de 1917, através de um excerto das Memórias da Irmã Lúcia.
Ainda durante esta noite de celebração, foi inaugurada e benzida uma nova cruz em bronze no presbitério da Capelinha das Aparições. Com 2,60 metros de altura, a escultura, da autoria do escultor Rogério Timóteo, foi concebida como símbolo do Ano Jubilar dedicado à esperança, destacando a centralidade de Cristo crucificado em diálogo com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Outro marco desta peregrinação foi a estreia do novo sistema de som do Recinto de Oração, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros. Este novo sistema garante uma cobertura sonora mais eficaz e de maior qualidade em todo o espaço celebrativo, melhorando significativamente a experiência dos peregrinos.
Nos serviços do Santuário inscreveram-se, para este 12 de maio, 173 grupos de peregrinos oriundos dos cinco continentes. Entre janeiro e abril deste ano, o Santuário registou 869.605 participantes em 2.935 celebrações, números semelhantes aos de 2024.
A Peregrinação prossegue a 13 de maio, com a Missa Internacional e a tradicional Procissão do Adeus, mantendo-se como um dos momentos de maior expressão da fé mariana em Portugal e no mundo.