logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 3 min

Altas temperaturas aumentam risco de incêndio rural: Proteção Civil apela à responsabilidade da população

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira, 28 de julho, para a continuação de tempo quente e seco nos próximos dias, elevando significativamente o risco de incêndio rural em todo o território continental.

Redação

De acordo com a ANEPC, prevê-se perigo de incêndio muito elevado ou máximo em várias regiões do país, o que exige redobrada atenção e cumprimento rigoroso das restrições em vigor.

“Prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco. Com o perigo de incêndio rural MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, é fundamental redobrar os cuidados! Se há risco, não arrisque”, alerta a Proteção Civil em comunicado divulgado nas suas plataformas oficiais.

A ANEPC sublinha que é proibido realizar queimadas e queimas (salvo se expressamente autorizadas pela autarquia), fazer fogueiras ou churrascos fora dos locais autorizados, fumar ou fazer lume em zonas rurais, fumigar com fogo ou calor em apiários, lançar balões com mecha acesa ou foguetes, e usar equipamentos que gerem faíscas ou calor, como motorroçadoras, rebarbadoras ou motosserras.

A população é aconselhada a consultar diariamente o nível de perigo de incêndio no seu concelho através do site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) (www.ipma.pt) e a informar-se sobre as condicionantes legais em vigor no site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (fogos.icnf.pt).

Temperaturas até 40°C em várias regiões do país

Segundo o IPMA, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, Portugal continental enfrentará temperaturas muito acima da média, com máximas a rondar os 40°C, sobretudo no Alentejo e no Vale do Tejo. A partir de sexta-feira, dia 1 de agosto, prevê-se uma ligeira descida das temperaturas, para valores mais típicos da época, embora as noites tropicais (temperaturas mínimas superiores a 20°C) se mantenham até essa data em diversas regiões.

As temperaturas máximas previstas são:

  • Interior Norte e Centro: entre 28°C e 39°C;

  • Região Sul: entre 34°C e 40°C;

  • Zonas Litorais: entre 24°C e 34°C.

Quanto às mínimas, deverão variar entre:

  • Interior Norte e Centro: 13°C a 23°C;

  • Região Sul: 14°C a 23°C;

  • Zonas Litorais: 14°C a 22°C.

“Cada gesto conta. Cada escolha importa.”

A ANEPC reforça que a prevenção de incêndios começa com gestos simples e responsáveis, e que evitar incêndios é uma responsabilidade de todos.

“Adote comportamentos responsáveis e seguros. Proteger a floresta é um dever de todos. Cada gesto conta. Cada escolha importa. Juntos, fazemos a diferença.”

Em caso de incêndio ou emergência, os cidadãos devem contactar imediatamente os serviços de emergência através do 112.