De acordo com a ANEPC, prevê-se perigo de incêndio muito elevado ou máximo em várias regiões do país, o que exige redobrada atenção e cumprimento rigoroso das restrições em vigor.
“Prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco. Com o perigo de incêndio rural MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, é fundamental redobrar os cuidados! Se há risco, não arrisque”, alerta a Proteção Civil em comunicado divulgado nas suas plataformas oficiais.
A ANEPC sublinha que é proibido realizar queimadas e queimas (salvo se expressamente autorizadas pela autarquia), fazer fogueiras ou churrascos fora dos locais autorizados, fumar ou fazer lume em zonas rurais, fumigar com fogo ou calor em apiários, lançar balões com mecha acesa ou foguetes, e usar equipamentos que gerem faíscas ou calor, como motorroçadoras, rebarbadoras ou motosserras.
A população é aconselhada a consultar diariamente o nível de perigo de incêndio no seu concelho através do site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) (www.ipma.pt) e a informar-se sobre as condicionantes legais em vigor no site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (fogos.icnf.pt).