logo-a-verdade.svg
Cinfães
Leitura: 4 min

Alunos finalistas do 1.º ciclo de Cinfães realizaram viagem de barco no Douro

Os alunos finalistas do 4.º ano do 1.º ciclo do concelho de Cinfães viveram, esta quinta-feira, 22 de maio, uma experiência memorável com uma viagem de barco no rio Douro, entre o Cais de Porto Antigo e o Cais de Escamarão.

Redação

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cinfães, contou também com a participação dos utentes da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo.

Com duas viagens programadas — uma às 10h00 e outra às 11h30 — a atividade envolveu cerca de 160 passageiros, entre crianças, professores, assistentes operacionais e elementos da comunidade educativa.

A vereadora com o pelouro da Educação, Formação e Qualificação, Sónia Soares, acompanhou a iniciativa e destacou a importância desta experiência: "É um marco, é algo memorável que fica na memória destas crianças e também dos seus professores, dos seus assistentes operacionais e, no fundo, da comunidade educativa. Já o fazemos há uns longos anos e é sempre aquele momento que eles consideram como o encerramento de um ano letivo."

A autarca sublinhou ainda a dimensão inclusiva da atividade, que envolveu também utentes da IPSS de Espadanedo: "Não faz sentido excluir alunos e para nós faz todo o sentido trazer também estes jovens. São momentos muito especiais e muito memoráveis para eles."

Entre os estabelecimentos de ensino participantes estavam a EB1 de São Cristóvão, EB1 de Santiago de Piães, EB1 de Fonte Coberta e o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA). A vereadora reforçou o simbolismo da atividade, sobretudo para os alunos que contactam pela primeira vez com o rio Douro de forma tão próxima: "Muitos deles é a primeira e única oportunidade que têm de andar de barco. O dinamismo que é criado durante um passeio destes é único."

Além da componente lúdica, a presença de meios de comunicação social foi vista como um momento enriquecedor para os alunos: "O querer estar e também falar um bocadinho para a rádio é, sem dúvida, um momento especial. É também sinal que a comunidade se envolve neste tipo de atividades proporcionadas pelo município."

Questionada sobre o balanço do ano letivo, Sónia Soares destacou resultados positivos: "Neste momento já conseguimos apurar alguns resultados e o impacto que este ano teve na vida dos alunos é, sem dúvida, muito positivo. Estamos a falar de uma larga percentagem de sucesso escolar."

A vereadora destacou ainda com orgulho a avaliação interna positiva dos agrupamentos de escolas do concelho: "Foi com muito orgulho que recebemos os resultados desta avaliação, que colocam Cinfães, a nível da educação, num patamar de excelência."

A propósito da descentralização de competências na área da Educação, Sónia Soares afirmou que a transferência de responsabilidades tem sido bem-sucedida em Cinfães: "O balanço é extremamente positivo. Acreditamos que os senhores diretores são quem melhor conhece a realidade das escolas e confiamos neles. É um trabalho de parceria em que todos juntos conseguimos estabelecer as melhores políticas para toda a educação do concelho."

A autarquia reforça assim o seu compromisso com a educação, com atividades que promovem não só o sucesso escolar, mas também a inclusão, a partilha e o bem-estar de toda a comunidade educativa.

Consulte alguns dos momentos que se desenrolaram ao longo desta atividade: