logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 3 min

"Lousada no Coração" aponta centros de dia, lares e apoio a bombeiros como prioridades do próximo mandato

A coligação Lousada no Coração (PSD/CDS-PP/IL) apresentou o seu programa eleitoral, com uma forte aposta na ação social e no reforço das estruturas de apoio à população sénior, bem como em medidas de incentivo aos bombeiros voluntários.

Redação

O cabeça de lista à Câmara Municipal, Leonel Vieira, destacou que as respostas sociais existentes no concelho são insuficientes: “As respostas sociais que existem no concelho para o cuidado aos seniores são claramente insuficientes". E explicou: "Não temos estruturas residenciais para idosos, os vulgos lares, que sejam capazes de servir uma procura crescente da população. Mesmo os centros de dia são uma oferta escassa, pelo que é necessário começar a olhar para este problema desde o primeiro dia”.

No âmbito desta aposta, a coligação compromete-se a construir um novo lar, estando em perspetiva a criação de mais estruturas em diálogo com entidades privadas e do terceiro setor. Relativamente aos centros de dia, o programa prevê a sua implementação em várias freguesias, de forma a aumentar as respostas sociais existentes. “Não sendo um lar, os centros de dia proporcionam uma resposta social muito completa que vai ser um contributo muito forte para as famílias e para os seniores”, justificou Leonel Vieira.

O programa assume ainda o compromisso de criar centros de convívio multigeracionais em todas as freguesias sem resposta social, promovendo a saudável ocupação de tempos livres e o envelhecimento ativo, reforçando simultaneamente o espírito de comunidade.

Quanto aos bombeiros voluntários, a coligação sublinha a necessidade de melhorar a atratividade da carreira e fixar jovens: “A isenção de IMI até ao limite de 250€ para bombeiros com habitação própria permanente e a isenção de taxas de licenciamento de construção de habitação própria permanente são medidas que visam incentivar ao ingresso dos mais jovens na atividade de bombeiro voluntário". Assim sendo, "o município assumirá este compromisso político porque é uma prioridade dotar os bombeiros voluntários de melhores condições de carreira se quisermos fixar recursos humanos”.

Por fim, a coligação compromete-se a apoiar financeiramente a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Lousada, considerando que as atuais instalações já não reúnem condições adequadas para o exercício da atividade.