ines fernanda vencedoras vestido flor paredes festival 2023 12
Publicidade

O concelho de Paredes tem sido colorido por diversos formatos e tonalidades de flores durante o Primavera Festival da Flor. 

Entre Concursos de Tapetes de Flores, montras floridas, passeios de charrete e baile de Primavera uma das atividades de destaque foi o Desfile de Vestidos e Chapéus de Flores que viu duas vencedoras. O Jornal A VERDADE esteve à conversa com Fernanda Dias, de 58 anos, e Inês Rocha, de somente dez, as paredenses que conquistaram o 1.º e 2.º lugar, respetivamente.

O vestido que conquistou o público e os jurados foi a obra de Fernanda Dias, natural de Gandra e costureira há mais de 30 anos, que colocou a sua paixão no vestido de flores.

ines fernanda vencedoras vestido flor paredes festival 2023 11
Foto: Município de Paredes

“Eu participo sempre nas marchas, a roupa passa pela minha mão, se não é toda é quase toda”, começa por explicar em conversa com o Jornal A VERDADE. Acrescentando que “no ano passado participamos no Primavera Festival da Flor, mas foi só com chapéus. No entanto, a nossa presidente de junta disse logo que para o ano [2023] queria um vestido”. Apesar de ao início ter considerado “que poderia não estar capacitada para realizar tal trabalho” acabou por o levar avante e afirma que “correu bem”. 

Como um dos subtemas era a reciclagem, uma amiga ofereceu a Fernando Dias um vestido que “já não usava. Decidi aproveitar a parte debaixo, no entanto, a de cima não iria combinar por ter lantejolas”. Depois de ver a saia laranja costurada, pensou que o ideal seria “combinar com um tom de verde na parte de cima para assemelhar-se à relva”, conta.

ines fernanda vencedoras vestido flor paredes festival 2023 3
Foto: Município de Paredes

Após o trabalho estar feito, estava na hora de ver o seu vestido na passarela do Desfile de Vestidos e Chapéus de Flores. A emoção “foi muito grande” quando viu o seu vestido ser premiado. No fim, as quatro noites de trabalho, até à madrugada, junto das amigas tinham “compensado. Aquelas flores foram todas pregadas à mão, as amigas ajudaram-me e correu tudo bem”.

Por fim, Fernanda Dias, de 58 anos, não tem dúvidas de que é um trabalho que “gostava de continuar”, afirmando, entre risos, que “aqui em Gandra de certeza que a presidente não me vai largar mais, ela já está a falar nas marchas, estamos as duas muito contentes, mas ela estava felicíssima”, concluiu.

ines fernanda vencedoras vestido flor paredes festival 2023 8
Foto: Município de Paredes

Inês Rocha é uma menina natural da freguesia de Madalena que participou no Desfile de Vestidos e Chapéus de Flores a convite de uma amiga da mãe. “Foi uma senhora que a minha mãe conhece e que ligou para ela a perguntar se eu queria desfilar, porque ela sabe que eu gosto imenso destas coisas”.

Apesar da tenra idade, Inês demonstra um gosto por roupa, moda e desfiles, no entanto, foi a primeira vez que se estreou num desfile em que a estrela principal era a flor. 

No que toca ao processo criativo afirma, entre risos, que “eu não dei ideias, só fui provar e gostei de me ver com a roupa”. Trabalho este que foi levado a cabo pela Associação Aramis e costureira responsável.

ines fernanda vencedoras vestido flor paredes festival 2023 6
Foto: Município de Paredes

A vencedora partilha que antes de subir ao palco encontrava-se “um bocadinho nervosa”, mas quando encarou o público todo o nervosismo “passou”, sobretudo, quando ouviu “o bater das palmas da população e dos júris”. 

A frequentar o 5.º ano, a jovem Inês prefere as áreas relacionadas com as ciências, no entanto, quando se fala em desfiles gosta de tudo o que envolve a “arte e moda” e quer “voltar a participar” nestas iniciativas. 

ines fernanda vencedoras vestido flor paredes festival 2023 10
Foto: Município de Paredes

Na escola, os seus colegas mostraram-se “curiosos” e apesar de não ter contado a muita gente, mencionou que “acho que eles ficaram felizes por mim, depois do desfile e de verem as fotografias vieram-me perguntar como tinha corrido”. 

Assim, as grandes vencedoras da edição 2023 do Desfile de Vestidos e Chapéus de Flores foram Fernanda Dias e Inês Rocha que, acima de tudo, partilharam o palco, gosto pela moda e celebraram a diferença de gerações.