logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

VILARTES 2025 foi “a melhor edição de sempre” e deixa marca de união e solidariedade em Vila Boa de Quires e Maureles

A mais recente edição da VILARTES, organizada pela Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles e pelo Grupo de Jovens, voltou a encher de vida e emoção a freguesia, numa celebração que bateu recordes de participação.

Redação

Com um balanço “muito, muito positivo”, o presidente da junta de freguesia, Fernando Monteiro, destacou a envolvência popular e a dedicação dos jovens, deixando votos de “maiores sucessos para as futuras edições”, numa altura em que se encontra em final de mandato. Entre atividades culturais, solidárias e momentos de convívio, a VILARTES 2025 foi vivida com “intensidade, união e um espírito de resiliência” que marcou todos os envolvidos.

Fábio Fonseca, em representação do Grupo de Jovens, não tem dúvidas: “Esta foi, de longe, a melhor Semana Cultural. Superou todas as expetativas e o envolvimento da comunidade foi impressionante.” O ambiente vivido ao longo da semana traduziu-se numa energia contagiante, que não só mobilizou a população local, como atraiu novos elementos para o grupo. Jovens que, de forma espontânea, decidiram juntar-se ao projeto e contribuir para o seu sucesso.

“Estamos sempre de braços abertos para receber novos elementos. A VILARTES é feita por todos e para todos”, reforçou Fábio. O programa incluiu diversas iniciativas com destaque para a Caminhada Solidária, que decorreu a 28 de julho entre S. Sebastião e Maureles e reuniu mais de 450 participantes.

O evento permitiu angariar 910 euros a favor do Centro Social de Vila Boa de Quires, numa demonstração de generosidade coletiva que mereceu agradecimento por parte da organização e da junta. “É de coração cheio que agradecemos a todos os que participaram e apoiaram, em especial à Gold Energy e ao McDonalds Portugal”.

Outro dos pontos altos foi a Prova de Vinhos, realizada a 27 de julho nas emblemáticas Obras do Fidalgo. O evento contou com a venda de mais de 500 copos e proporcionou uma tarde de partilha, boa disposição e valorização dos vinhos verdes da região. Para Adolfo Campos, produtor local e membro da organização, “este é um momento que não pode faltar. Promove os nossos produtos e o comércio local, num ambiente familiar e descontraído”.

A cada copo vendido estava associada uma senha de desconto para aquisição direta de vinho aos produtores presentes, uma medida que foi bem recebida e ajudou a dinamizar as vendas. Fernando Monteiro, que marcou presença no evento, sublinhou o seu significado especial: “É um dos dias mais bonitos da Semana Cultural. Agrada-me muito este ambiente intimista, de partilha e boa disposição, que representa tão bem o espírito da nossa freguesia.”

No final da semana, o sentimento era unânime: valeu a pena cada momento vivido, cada esforço partilhado e cada sorriso trocado. A VILARTES afirmou-se, mais uma vez, como um projeto identitário de Vila Boa de Quires, que une gerações e projeta a cultura local.

Num gesto simbólico de passagem de testemunho, Fernando Monteiro encerrou a sua participação como autarca na Semana Cultural com palavras de reconhecimento e esperança: “Esta edição foi extraordinária. A VILARTES é um exemplo de como se pode criar algo grandioso. Desejo os maiores sucessos para as futuras edições e que este espírito nunca se perca.”

A VILARTES 2025 terminou, mas a sua marca ficou bem vincada na memória e no coração de todos os que nela participaram. E, como diz o Grupo de Jovens, “essa marca, já ninguém nos tira.”