logo-a-verdade.svg
Valongo
Leitura: 2 min

Bloco de Esquerda organiza caminhada em defesa do Rio Leça esta terça-feira

Esta terça-feira, 9 de setembro, a partir das 16h00, o Bloco de Esquerda promove uma caminhada em defesa do Rio Leça, que junta os candidatos às câmaras de Matosinhos, Santo Tirso, Maia e Valongo. A iniciativa arranca na Ponte da Pedra, em Leça do Balio (Matosinhos), e termina no Parque Ponte de Moreira, em Maia.

Redação

Os candidatos Pedro Filipe Soares (Matosinhos), António Soares (Santo Tirso), Carlos Luís Ramalhão (Maia) e Nuno Miguel Silva (Valongo) convidam todos os interessados a participar, numa ação que pretende chamar a atenção para a degradação ambiental do rio, que nos últimos meses tem sofrido descargas poluentes.

No final da caminhada, será realizada uma comunicação por cada candidato e por Maria Manuel Rola, dirigente nacional do Bloco, que segundo a nota “tem dedicado grande atenção às questões ambientais em geral e ao problema do Leça em particular”.

De acordo com o partido, “dados recentes mostram que, apesar dos avanços na recuperação do Rio Leça, que já foi um dos mais poluídos da Europa, persistem problemas de poluição, com queixas de mau cheiro e descargas poluentes em 2025, especialmente em afluentes”.

A nota refere ainda que um canal nacional emitiu “uma peça em que dava conta da indignação dos moradores de zonas vizinhas com o cheiro, a poluição e a morte de animais e plantas como consequência". Segundo o canal noticioso, "só em 2025, até dia 31 de agosto, houve 118 denúncias relacionadas com o Leça, sendo que dessas resultaram apenas 19 contraordenações e quatro processos-crime”.