No passado dia 27 de abril, assinalaram-se cinco décadas sobre a subida dos juniores do FC Marco à 1.ª Divisão Nacional, um marco histórico alcançado na época 1974/75. O empate sem golos frente ao SC Vila Real, fora de casa, carimbou a promoção e ficou para sempre gravado na memória de quem viveu essa campanha notável.
Tudo começou nos distritais da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). Sem grandes ambições iniciais, a equipa foi surpreendendo jornada após jornada. Almir Nelcindo, que tinha apenas 16 anos na altura, recorda esse percurso com emoção
“No dia 27 de abril de 75, ainda tinha eu 16 anos, embora no dia seguinte fizesse 17, o que foi um grande presente de aniversário, foi o culminar de uma caminhada que começou sem quase nenhum objetivo, mas que nos fez sonhar a partir de determinado momento. A caminhada foi inolvidável”, lembra.
Na primeira fase, o FC Marco foi incluído numa série com o Paços de Ferreira, Freamunde, Lousada, Lixa e o Vila Meã. A equipa fez 37 golos e sofreu apenas 6, terminando invicta, com sete vitórias e três empates. O triunfo decisivo frente ao favorito Freamunde garantiu o primeiro lugar da série.
“O Freamunde tinha vencido todos os jogos, só tinha empatado connosco lá, num jogo brilhante da nossa parte. Precisávamos de vencer e vencemos, por 2-1, num dia muito chuvoso, e fomos os campeões inesperados da série”.