logo-a-verdade.svg
Paços de Ferreira
Leitura: 3 min

Recorde a escultura em mármore do Papa Francisco feita por um artista de Paços de Ferreira

Obra de José Carlos Coelho, com quatro metros de altura, torna-se símbolo de homenagem mundial ao pontífice.

Redação

A morte do Papa Francisco, anunciada esta manhã, 21 de abril, pelo Vaticano, está a gerar comoção por todo o mundo. Em Paços de Ferreira, a notícia tocou o escultor José Carlos Coelho, autor de uma escultura do pontífice com quatro metros de altura, feita em mármore rosa, uma das obras mais marcantes da sua carreira.

José Carlos Coelho, natural de Ferreira, no concelho de Paços de Ferreira, é conhecido pela sua paixão pela escultura, desenvolvida ao longo de mais de quatro décadas. A obra dedicada ao Papa Francisco, cujas mãos e rosto foram esculpidos com notável detalhe em mármore nacional, tornou-se agora um símbolo de tributo ao líder da Igreja Católica, que marcou o seu pontificado pela "humildade, proximidade aos fiéis e compromisso com os mais desfavorecidos".

O escultor recorda com emoção o momento em que recebeu uma carta do próprio Papa Francisco, após ter realizado uma escultura de João Paulo II. "Foi uma surpresa e uma honra receber uma carta vinda de um Papa. Depois disso, fiz também a escultura do Papa Francisco, com a mesma dedicação e carinho", afirmou em entrevista anterior ao Jornal A VERDADE.

A escultura, que já antes atraía a atenção de fiéis e amantes da arte sacra, está agora a ser redescoberta como símbolo de despedida e gratidão. "Sou muito procurado para fazer esculturas de homenagem, e esse é sempre um grande desafio. Há uma procura por manter viva a memória de alguém — e hoje, mais do que nunca, sinto que essa escultura do Papa Francisco representa isso", comentou José Carlos Coelho.

Criada com o cuidado minucioso que caracteriza o trabalho do artista, a imagem do Papa Francisco destaca-se pelos detalhes realistas e expressivos. "Adoro fazer mãos, adoro fazer pés. São as mãos que transmitem mensagens, e tento sempre que essas esculturas passem mais do que só uma imagem — que transmitam alma", disse o escultor.