Esta é uma ação de fiscalização centrada em operadores grossistas responsáveis pelo armazenamento e comercialização de produtos da pesca, incluindo entrepostos frigoríficos e mercados abastecedores.
A operação visou assegurar o cumprimento das normas de higiene, segurança alimentar e requisitos legais da atividade, num contexto marcado pela crescente valorização dos produtos da pesca e pelo aumento dos seus preços no mercado.
Durante a ação, foram fiscalizados 45 operadores económicos, resultando na instauração de dois processos de contraordenação. As principais infrações detetadas relacionaram-se com o incumprimento das regras de higiene alimentar e a ausência de controlo metrológico em instrumentos de pesagem. Uma das medidas mais severas aplicadas foi a suspensão da atividade de um operador económico, por não cumprir os requisitos legais de higiene. Foi ainda apreendido um instrumento de pesagem em situação irregular.
A ASAE garante que continuará a desenvolver ações semelhantes em todo o território nacional, com o objetivo de promover a segurança alimentar, proteger os consumidores e assegurar uma concorrência justa no setor da pesca.