logo-a-verdade.svg
Castelo de Paiva
Leitura: 2 min

Duas IPSS assaltadas em Castelo de Paiva durante a madrugada

Duas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) foram assaltadas durante a madrugada desta quarta-feira, 24 de setembro, no concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, informou a GNR.

Redação

Os assaltos ocorreram no Centro Social do Couto Mineiro do Pejão (CSCMP) e no Centro Social de Santa Maria de Sardoura, situados a cerca de 10 quilómetros de distância um do outro.

Em declarações, Manuel Machado, tesoureiro do CSCMP, explicou que os suspeitos entraram no edifício por uma janela lateral, que estaria mal fechada, e conseguiram aceder à secretaria.

“Eles abriram as gavetas todas e os armários. Começaram a mexer naquilo e detetaram o cofre, que estava dentro de uma caixa de envelopes”, afirmou o responsável.

Do local foi levado um pequeno cofre que continha cerca de 1.600 euros, correspondentes ao valor das mensalidades do jardim de infância, segundo a mesma fonte.

A ocorrência foi reportada à GNR, que já esteve no local e procedeu à recolha de elementos.

Centro Social do Couto Mineiro do Pejão atravessa dificuldades financeiras

O tesoureiro da instituição referiu ainda que o assalto agravou a situação financeira do CSCMP, que já enfrentava sérias dificuldades. A instituição acumula dívidas à Segurança Social, à banca, a fornecedores e aos seus 74 funcionários, que têm quase três meses de salários em atraso.

“Estou aqui a tentar ver quanto é que consigo pagar de julho e não temos dinheiro para pagar a totalidade. Provavelmente, só vamos poder pagar 50%, se conseguirmos”, adiantou Manuel Machado.

O CSCMP presta apoio à comunidade através de várias valências, incluindo creche, pré-escolar, CATL, serviço de apoio domiciliário e lar.