serra da velha penafiel
Publicidade

É na freguesia das Termas, no concelho de Penafiel, que se pode conhecer, todos os anos, a “velha”. A tradição é levada a cabo pelos 43 elementos do Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro, que recriam a “Serra da Velha” com algumas novidades. 

Carla Oliveira, presidente desde a fundação, explica que a “Serra da Velha” nasceu na freguesia das Termas e que “é uma tradição feita pelos jovens da altura que agora se enquadram na faixa etária de 70 e 80 anos”. Assim, nessa noite era costume “juntarem-se um em cada lado do Monte de Santo António e deixarem críticas a algumas pessoas da freguesia. ‘Oh velha o que é que deixas para o fulano tal’ e eles deixavam uma apreciação a rimar e ninguém levava a mal”, conta. 

De forma a perpetuar a tradição no tempo, o Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro decidiu recriar, mas acrescentar “alguns apontamentos culturais”. Assim, o público poderá presenciar “um cortejo fúnebre em que saímos da Igreja até ao Monte de Santo António. Também ingressamos convites a algumas associações da freguesia para embelezar e enriquecer o evento, por isso, este ano vamos contar com o Rancho Folclórico de São Vicente”.

serra da velha penafiel 1

Ainda haverá espaço para teatro de rua durante o desfile com “um médico, juiz, padre e as carpideiras, grupo de mulheres que eram contratadas para irem chorar no funeral”, explica.

No fundo, o objetivo passa por “recriar a tradição, mas com novas componentes. Quisemos teatralizar e dramatizar um bocadinho para não ser só a leitura do testamento com o fim de criticar as pessoas”.

Carla Oliveira partilha ainda que, na edição deste ano, toda a população poderá participar no “Testamento da Velha” para que através de “críticas, mas também recados, elogios e declarações de amor e amizade” possam fazer parte da iniciativa. “Podem fazê-lo através das nossas redes sociais e também temos uma caixa, para os mais tímidos, onde podem deixar mensagens de forma anónima”. A “caixinha” encontra-se localizada na Tasquinha de Santo António.

serra da velha penafiel 3
Foto: Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro

D.ª Putin Keapariu

Desta tradição faz ainda parte a “velha” que todos os anos era construída pelos elementos do grupo, mas que em 2023 foi realizada pelo Centro Sénior da Portela.

“Este ano quisemos dar nome e vida à velha, ela almoça e apanha sol”. No que toca ao nome explicam que “após uma reunião, devido às circunstâncias mundiais que estamos a viver queríamos dar palco a esta nossa preocupação com a guerra e com aquilo que as pessoas estão a passar”, partilha.

Assim, após ser realizada a serragem da velha e lido o testamento, a “velha” acabará por ser queimada enquanto os participantes dançam em volta da fogueira. 

A chegar ao fim da conversa, Carla Oliveira partilha a data do evento e deixa um convite à população: “convido todas as pessoas a marcarem presença no dia 25 de março, pelas 21h00. Saímos do Adro da Igreja de São Vicente em direção ao Monte de Santo António”. Ao mesmo tempo prometendo que “será uma noite muito divertida com muito riso à mistura”. 

serra da velha penafiel 2
Foto: Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro