logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Felgueiras vence Penafiel com golo nos descontos e 'respira melhor' na II Liga

Eric Ayiah marcou aos 90+4 minutos o tento solitário que garantiu três preciosos pontos à equipa da casa

Redação

O Felgueiras venceu este sábado, 5 de abril, o Penafiel por 1-0, num jogo emotivo decidido nos minutos finais, com um golo solitário do ganês Eric Ayiah, aos 90+4 minutos, em encontro da 28.ª jornada da II Liga Portuguesa de Futebol, realizado no Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Com esta vitória, a equipa orientada por Agostinho Bento sobe ao 11.º lugar, somando agora 34 pontos, e afasta-se da zona perigosa da tabela. Já o Penafiel, com 43 pontos, mantém-se na 7.ª posição, mas afasta-se dos lugares de subida à I Liga, num campeonato cada vez mais competitivo.

Golo ao cair do pano decide dérbi regional

O momento decisivo do encontro chegou já em período de compensação. Depois de várias tentativas falhadas, o Felgueiras conquistou um canto aos 90+3 minutos, fruto de uma defesa apertada de Manuel Baldé a remate de Landinho. Na sequência do lance, a bola sobrou para Eric Ayiah, que tinha entrado apenas dez minutos antes, e o extremo não desperdiçou, rematando com força para o fundo das redes, fazendo explodir de alegria os cerca de 1.320 adeptos presentes.

Primeira parte morna e equilíbrio até final

O jogo começou com pouca intensidade, com ambas as equipas a estudarem-se mutuamente. O Felgueiras foi crescendo, sobretudo pelo corredor direito, criando as primeiras situações de perigo. Já o Penafiel apostou em saídas rápidas, mas sem eficácia no último passe.

O equilíbrio foi nota dominante, com alguns momentos de emoção, como o cabeceamento perigoso de Ailson Jr. aos 20 minutos e um remate de trivela de João Santos que passou perto da baliza penafidelense. A equipa visitante respondeu perto do intervalo com um bom remate de João Silva, travado por Bruno Pinto.

VAR anula golo ao Penafiel na segunda parte

A etapa complementar trouxe mais emoção. Aos 68 minutos, o Penafiel chegou a festejar um golo de Gustavo Fernandes, mas o VAR detetou posição irregular de Robinho, que interferiu no lance, levando o árbitro Marcos Brazão a anular o tento.

O Felgueiras assumiu uma postura mais ofensiva nos minutos finais, criando duas ocasiões claras de golo antes do remate certeiro de Ayiah. O Penafiel tentou responder, mas não teve capacidade para inverter o resultado.

Ficha de Jogo

  • Estádio: Municipal Dr. Machado de Matos, Felgueiras

  • Resultado: Felgueiras 1-0 Penafiel

  • Marcador: Eric Ayiah (90+4’)

  • Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve)

  • Assistência: 1.320 espectadores

  • Disciplina: Amarelos para Edwin Vente (22’), Ailson Jr. (57’), Jota (90+1’) e Robinho (90+3’)

Felgueiras:

Bruno Pinto; Eiró (Eric Ayiah, 80’), Pedro Rosas, Rampa, Edwin Vente; Landinho, Ailson Jr. (Gabi, 74’), João Santos (Feliz, 46’); Vasco Moreira, Leo (Pedro Ribeiro, 75’) e João Silva (Gui Brandão, 65’)
Treinador: Agostinho Bento

Penafiel:

Manuel Baldé; Miguel Maga, João Miguel, Gustavo Fernandes, João Silva; Ewerton, Tiago Rodrigues; Zé Leite (Batista, 65’), André Silva (Jota Silva, 86’), Pedro Vieira (Fatai, 58’) e Robinho
Treinador: Hélder Cristóvão

Com este triunfo, o Felgueiras respira melhor na classificação e ganha moral para as jornadas finais, enquanto o Penafiel vê esfumar-se mais uma oportunidade de se aproximar dos lugares de subida.