logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 3 min

José Carlos de Vasconcelos é o convidado do Café Literário em Paredes

A edição de junho do Café Literário de Paredes contará com a presença do escritor e jornalista José Carlos de Vasconcelos, numa sessão marcada para esta sexta-feira, dia 13 de junho, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes.

Redação

Natural de Freamunde, José Carlos de Vasconcelos iniciou desde cedo a sua atividade jornalística e cultural, tendo dirigido uma página literária em O Comércio da Póvoa e publicado, em 1960, o seu primeiro livro de poemas, Canções para a Primavera, obra distinguida com a Medalha de Reconhecimento Poveiro.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se no movimento associativo e estudantil, assumindo cargos de relevo como presidente da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra, chefe de redação da Via Latina, membro do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses e fundador do Círculo de Estudos Literários. A sua intensa participação cultural estendeu-se ainda ao Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), ao Cineclube e à revista Vértice.

Já como advogado, durante o regime ditatorial, defendeu presos políticos e jornalistas acusados de “abuso de liberdade de imprensa”, tendo também desempenhado um papel ativo na vida sindical dos jornalistas enquanto redator do Diário de Lisboa.

Após o 25 de Abril, assumiu a direção do Diário de Notícias e foi o responsável pelo primeiro programa literário da RTP, Escrever é Lutar. Teve ainda um papel relevante na fundação de várias publicações de referência no panorama jornalístico e cultural português, como o semanário O Jornal, a revista Visão e o Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Autor de uma vasta obra literária, José Carlos de Vasconcelos publicou já dez livros de poesia, várias obras infantojuvenis e livros de entrevistas, continuando atualmente a dedicar-se à escrita. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa.

Ao longo da sua carreira foi distinguido com diversos prémios, incluindo o Prémio Cultura da Fundação Luso-Brasileira, o Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural e vários prémios de carreira do jornalismo português.

Na sessão do Café Literário, José Carlos de Vasconcelos irá partilhar o seu percurso e apresentar algumas das suas obras, entre as quais O Mar A Mar A Póvoa, Caçador de Pirilampos, O Sol das Palavras e Florzinha, gota de água.