logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Amarante e Baião enfrentam vários focos de incêndio no distrito do Porto

Vários incêndios florestais estão a mobilizar um dispositivo de emergência reforçado nos concelhos de Amarante e Baião, na região do Tâmega e Sousa, segundo os dados operacionais mais recentes.

Redação

Em Amarante, um incêndio foi detetado na zona da freguesia de Gondar, com início na quinta-feira à noite, 31 de julho, por volta das 22h30. Até ao início da tarde deste sábado, 2 de agosto, já mobilizava 61 operacionais e 20 viaturas.

Em Baião, uma nova ignição ocorreu na madrugada, cerca das 02h00, em Santa Marinha do Zêzere, igualmente numa zona de mato. Esta ocorrência envolve um esforço ainda maior: 75 operacionais, 21 viaturas e dois meios aéreos estão em ação.

Apesar da gravidade das ocorrências, até ao momento não há registo de vítimas nem de habitações destruídas. Em Baião, apenas um anexo que guardava lenha ardeu.

As autoridades destacam que estas situações decorrem numa semana marcada por temperaturas elevadas e vento moderado, condições que favorecem a propagação rápida dos incêndios. O trabalho dos bombeiros e meios de emergência inclui ações permanentes de combate direto e vigilância ativa, para evitar reacendimentos.