Em comunicado, os CTT explicam que, “em virtude da descontinuação do regime de Minimis (isenção de taxas alfandegárias para mercadorias importadas) pelos Estados Unidos da América, os CTT irão suspender temporariamente o transporte de remessas postais contendo esses bens para os EUA em todos os produtos de correio, encomenda de serviço universal e encomenda expresso Internacional a partir do dia 26 de agosto”.
A empresa ressalva que os envios de documentos e ofertas entre particulares com valor inferior a 100 dólares não estão abrangidos por esta suspensão.
A alteração do regime de Minimis nos EUA, definida por ordem executiva de Donald Trump, entra em vigor a 29 de agosto de 2025, passando a tornar tributáveis as remessas de bens que antes estavam isentas.
Os CTT acrescentam que os envios de remessas contendo bens para os EUA poderão continuar a ser assegurados através do produto Internacional Premium, destinado a clientes contratuais da CTT Expresso, permitindo envios até 30 quilos com recolha e entrega no local mais conveniente, com taxas suportadas pelos destinatários.
A empresa indica ainda que a suspensão é temporária e que estão a ser implementadas alterações para garantir que o serviço possa ser retomado em conformidade com as novas regras.