logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 0 min

Novo Hospital Trofa Saúde em Penafiel recebeu visita oficial a três meses da abertura

A data para a abertura da nova Unidade de Saúde do Trofa Saúde, em Penafiel, está marcada para o dia 27 de outubro mas esta sexta-feira, dia 25 de julho, já foi possível visitar as instalações ainda em construção deste novo equipamento.

Redação

Durante uma visita guiada pelos vários pisos deste futuro hospital foi possível, a todos os presentes, visualizar parte das valências da prestação de cuidados de saúde desta nova unidade.

“Estamos empolgadíssimos com esta abertura, numa região que nos está a receber muito bem”, frisou Pedro Miroto, administrador da Trofa Saúde. Destacando a região do Tâmega e Sousa como: “Uma das regiões que fazia parte da nossa estratégia até 2023”, Pedro Miroto reconhece que Penafiel “é uma região com desafios importantes”.

Assegurando que a abertura desta nova unidade é um sinal da intenção da Trofa Saúde de “trabalhar também em complementaridade com o hospital público”, o administrador reforça: “Acima de tudo, queremos disponibilizar e tornar a saúde acessível a centenas de milhares de pessoas, com serviços diferenciados, mais de 40 especialidades”.

Abordando um pouco do que pode ser esperado deste novo hospital, Pedro Miroto recorda que este equipamento terá: “Mais de 100 gabinetes, quatro salas de bloco operatório, 50 boxes de fisioterapia”. E todas estas valências foram implementadas com um objetivo em mente, criar: “Um programa funcional que faça sentido para as pessoas que nos procuram. Com centros dedicados para que possamos dar uma resposta que nós queremos que seja de qualidade e de excelência".

Um investimento de 50 milhões com impacto regional

O presidente do município de Penafiel, Antonino de Sousa, esteve presente para a visita guiada pelos três pisos deste novo hospital, onde, à semelhança dos demais presentes, pôde observar de perto este investimento de 50 milhões de euros. “Para nós todos os investimentos são importantes”, salientou o autarca, contudo “este é claramente um investimento mais especial por tudo aquilo que ele significa”.

Um projeto que vai impactar o concelho não só pela “criação de emprego e pelo nível de investimento na região mas também pelo impacto na atividade económica do concelho”, acrescentou Antonino de Sousa. Este novo equipamento de saúde representa para o autarca: “Uma unidade de topo e de excelência”, que segundo o mesmo, terá um impacto “muito positivo para os nossos cidadãos”.

Referindo vantagens como a redução de deslocações para fora que já não vão precisar de se deslocar fora do concelho para ter cuidados médicos e “já não será necessário pressionar tanto as urgências do Hospital Padre Américo e isso é positivo para todos”.

Penafiel com três hospitais: um marco na centralidade regional

Assim, com a inauguração deste novo hospital Penafiel passará a ser “um dos poucos concelhos do país com três hospitais” o que, para Antonino de Sousa é: “Muito positivo e uma clara afirmação da nossa centralidade local e regional”.

Com a abertura do Trofa Saúde Penafiel, e assim que o hospital esteja em pleno funcionamento, estimam-se a realização anual de 205 mil atendimentos, incluindo 26.300 atendimentos de urgência, 148 mil análises clínicas, 49 mil exames de imagiologia, 6.070 diárias de internamento e 1.500 cirurgias.

O novo hospital contará com ambulatório, bloco operatório, serviço de urgência para adultos, internamento, laboratório e serviços de imagiologia e radiologia. E “localizada numa zona de fácil acesso”, esta unidade do Grupo Trofa Saúde foi pensada para: “Responder de forma eficaz às necessidades da população de Penafiel e dos concelhos vizinhos, apostando na qualidade, proximidade e tecnologia de ponta ao serviço dos utentes”.