logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 3 min

Lousada recebe encontro de coros universitários

O 17.º ECU - Encontro de Coros Universitários terá lugar nos dias 11, 12 e 13 de abril, em Guimarães, Braga e Lousada. O evento contará com a participação de um coro da Hungria.

Redação

O CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho apresenta a 17.ª edição do ECU – Encontro de Coros Universitários, um evento bienal que move coros provenientes de vários pontos do país e do mundo à cidade de Braga, e desta vez também a Guimarães e Lousada.

Este ano, o encontro estender-se-á a três concertos. O concerto de abertura terá lugar no CAR – Círculo de Arte e Recreio, emGuimarães, dia 11 de abril, pelas 22h00. Já o concerto principal ocorrerá na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, dia 12, pelas 21h00. Por último, o concerto de encerramento está agendado para o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, dia 13, pelas 18h00.

Desta vez, o evento contará com a participação do Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC), dirigido pelo Maestro Rodrigo Carvalho; o Grupo Coral Enfermagem Porto (ESEP), dirigido pela Maestrina Sandra Pinto da Costa; e, vindo da Hungria, o coro Esterházy Énekegyüttes, dirigido pela Maestrina Mónika Schmidt. Uma participação especial é, também, esperada do Sina – Grupo de Fados da AAUMinho.

O presidente da direção do CAUM, Henrique Leonardo, expressa a satisfação e o entusiasmo de regressarmos, este ano, “aos moldes originais do ECU, partilhando a experiência musical com a região do norte e a essência minhota com quem nos visita". Salienta, ainda, que “em Braga, a cidade a que chamamos casa, este é um evento único de promoção da música coral, que traz a cultura coral académica aos bracarenses", pode ler-se no comunicado.

Este é um espetáculo que visa, sobretudo, proporcionar um local de convívio e partilha cultural entre os vários coros participantes e os espectadores. É organizado pelo Coro Académico da Universidade do Minho, em parceria com a associação Pátio Bravo, e a entrada é livre e gratuita.