Entre os dias 7 e 8 de maio, a paralisação envolve os sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FECTRANS, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF, STF e STMEFE, enquanto o SMAQ mantém greve de 7 a 14 de maio. Já o SFRCI convocou greve entre 11 e 14 de maio.
A CP prevê maior impacto na operação entre 7 e 13 de maio, especialmente nos dias 7, 8 e 9, período em que não estão garantidos serviços mínimos, uma vez que o Tribunal Arbitral do Conselho Económico Social não os definiu.
Face a esta situação, os passageiros com bilhetes comprados para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional poderão optar pelo reembolso total ou pela troca gratuita do bilhete para outro comboio da mesma categoria e classe.
A troca pode ser feita em myCP, na secção “Os seus bilhetes” (para compras online ou na app CP), até 15 minutos antes da partida do comboio. Após este prazo e até dez dias após o fim da greve, o reembolso pode ser solicitado através do formulário online “Reembolso por Atraso ou Supressão”, com a digitalização do bilhete original.
A CP lamenta os transtornos causados e aconselha os clientes a informarem-se previamente sobre o estado da circulação antes de cada viagem.