Nos últimos dois dias, foram registadas 18 situações de salvamento nas praias de Matosinhos, números que motivaram uma intervenção pública do município, que, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, reforça a importância de comportamentos preventivos.
Embora as condições meteorológicas incentivem a ida à praia, as autoridades recordam que a época balnear ainda não teve início e, por isso, as praias não se encontram vigiadas, o que aumenta os riscos, especialmente em situações de emergência.
Entre os perigos identificados destaca-se a presença de agueiros, também conhecidos como correntes de retorno. Estes fenómenos, difíceis de detetar a olho nu, são comuns e podem arrastar banhistas para o mar.
A autarquia partilhou ainda indicações para identificar um agueiro, como a presença de água mais escura, menor rebentação de ondas, espuma ou detritos em movimento, bem como conselhos de atuação em caso de apanhamento por uma corrente: manter a calma, pedir ajuda, evitar nadar contra a corrente e tentar sair lateralmente.
Sempre que possível, os veraneantes devem procurar aconselhamento junto das equipas do Serviço de Salvamento Balnear e escolher zonas mais seguras para o banho.
A câmara de Matosinhos apela ao sentido de responsabilidade de todos os cidadãos, sublinhando que a segurança nas praias começa com a prevenção.