A Circular Regional Exterior do Porto (CREP), designada como autoestrada A41, poderá vir a ser “tendencialmente gratuita” para veículos pesados, sobretudo os de mercadorias, como parte de uma estratégia para descongestionar a Via de Cintura Interna (VCI). O anúncio foi feito esta quinta-feira, 3 de abril, pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, após uma reunião com os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP).
De acordo com o governante, a intenção é que, dentro de quatro a cinco meses, se inicie a redução das tarifas de portagem na CREP, com vista à sua gratuitidade para os pesados. “O Governo irá encetar todos os esforços para implementar uma redução drástica das portagens na CREP, tendencialmente gratuitas para todos os veículos pesados”, afirmou.
A medida poderá entrar em vigor já em janeiro do próximo ano, e está assente na lógica de "elasticidade do preço", ou seja, na ideia de que a redução do custo de utilização da CREP poderá incentivar os condutores de pesados a evitarem a VCI, contribuindo assim para um tráfego mais fluído dentro da cidade do Porto.
Apesar de o Governo se encontrar em gestão, o ministro assegura que o despacho que permite esta decisão foi emitido ainda durante o período de funções plenas do executivo, e sublinhou que a iniciativa conta com o consenso dos municípios envolvidos. “Sem eles não era possível”, frisou.