logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 0 min

Lousada: Freguesia de Alvarenga vai inaugurar nova Casa Mortuária

A população de Alvarenga, no concelho de Lousada, passa a contar com uma nova Casa Mortuária, cuja inauguração está marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 19h00.

Redação

A cerimónia contará com a bênção do edifício pelo pároco local, padre Filipe Vales, e é aberta à participação da comunidade.

A construção deste novo espaço resulta de um compromisso assumido pelo Executivo da União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, liderado por Fausto Oliveira, que destaca a concretização de “uma promessa de mandato” e um passo importante para garantir igualdade de condições a todas as freguesias do concelho.

O processo teve início com a intenção de requalificar o edifício paroquial junto à igreja, mas divergências com alguns membros da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Alvarenga inviabilizaram o avanço do projeto. A solução surgiu com a proposta de Alípio Campos, membro do Executivo e residente em Alvarenga, que sugeriu a aquisição de um novo terreno, onde foi então construída a Casa Mortuária.

O edifício agora concluído é composto por uma sala de velório, hall de entrada, casa de banho e uma zona coberta no exterior, proporcionando condições dignas para acolher cerimónias fúnebres e momentos de recolhimento.

À semelhança do que aconteceu noutras freguesias do concelho, a construção da Casa Mortuária de Alvarenga contou com o apoio da Câmara Municipal de Lousada.

A União de Freguesias convida toda a população a estar presente na cerimónia de bênção e a conhecer este novo espaço ao serviço da comunidade.