logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 0 min

Revelados os seis vencedores das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz 2025/26

O júri da quarta edição das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz selecionou por unanimidade os seis autores que integrarão o programa na temporada 2025/26.

Redação

Andreia C. Faria, André Osório, Frederico Neves Parreira, Miguel Bonneville, Rodrigo Vieira Dias e Tânia Ganho foram os candidatos escolhidos para realizar a residência em Tormes, com início agendado já para fevereiro.

A decisão foi tomada na reunião de 23 de dezembro pelo corpo de jurados composto por Filipa Melo, Jorge Reis-Sá e José Manuel Cortês. Para além dos vencedores efetivos, foi deliberada a escolha de quatro suplentes: Rafael Gallo, Sandra Inês Cruz, Judite Canha Fernandes e Murillo Guimarães.

O concurso, que visa promover a produção literária em língua portuguesa, registou um total de 109 candidaturas admitidas. A avaliação baseou-se em critérios rigorosos, nomeadamente o domínio da linguagem artística, a qualidade cultural e artística do projeto, a adequação da proposta à duração da bolsa, bem como a formação e competência demonstradas nos trabalhos prévios dos candidatos, fossem eles publicados ou não.

Condições e natureza do programa Considerado o "mais expressivo programa de residências literárias remuneradas para residentes em Portugal", esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ).

Cada bolsa contempla a estada de um mês em Tormes, na sede da Fundação Eça de Queiroz — o local idílico de tradição literária que inspirou o escritor a redigir a obra A Cidade e as Serras.

Os autores selecionados ficarão alojados numa casa autónoma, reunindo as condições de sossego necessárias à escrita. Para além de terem todas as despesas pagas, os residentes auferem honorários no valor de 1.330 euros.

Histórico da iniciativa Com esta quarta edição, o programa consolida o seu papel no panorama literário nacional. As temporadas anteriores acolheram em Tormes diversos nomes da literatura contemporânea, entre os quais Francisco Mota Saraiva, Isabela Figueiredo, Maria Antónia Oliveira, João Pedro Vala, Francisco Sousa Lobo, Susana Moreira Marquês, Inês Bernardo, Rita Taborda Duarte e Isabel Ricardo.