Segundos os bombeiros, o incêndio teve início numa habitação de uma comunidade cigana e chegados ao terreno de operações a habitação onde o incêndio começou já estaria "totalmente consumida pelas chamas".
Os bombeiros iniciaram de imediato um "ataque defensivo" às chamas de modo a proteger as restantes habitações.
Das estimadas 15 habitações no local apenas uma teria sido consumida pelas chamas e não se registaram feridos no local. Os bombeiros de Paços de Ferreira avançam que um animal teria ficado ferido devido às chamas, mas que já foi entregue ao veterinário municipal para tratamento.
Estiveram presentes no local cinco operacionais e uma viatura dos bombeiros bem como uma biatura e dois operacionais da GNR de Paços de Ferreira.