logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 3 min

Proteção Civil Municipal de Baião reuniu com grupo de trabalho para a redução de ignições em espaço rural da Região Norte

A Câmara Municipal de Baião, através do seu serviço de Proteção Civil, promoveu recentemente uma reunião de trabalho com o Grupo de Trabalho para a redução de ignições em espaço rural da Região Norte, uma estrutura que integra elementos da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Redação

A sessão, que decorreu com o intuito de aprofundar a análise das causas dos incêndios rurais no concelho de Baião, foi liderada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Filipe Fonseca, que detém o pelouro da Proteção Civil. Estiveram também presentes o Coordenador Municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, e o Comandante do Posto Territorial da GNR de Baião, José Alves.

O encontro permitiu, não só a partilha de informação técnica e operativa, como também a consolidação de estratégias conjuntas de investigação e prevenção de ignições. Um dos pontos centrais da reunião foi a identificação e análise dos locais do concelho com maior incidência de ignições nos últimos anos, os quais passarão a ser alvo de vigilância intensificada. Para esse efeito, será utilizada tecnologia de ponta e novas metodologias de monitorização e investigação, recentemente adquiridas pelo município.

Durante a sessão, foi apresentado às autoridades um conjunto de equipamentos tecnológicos de vigilância e prevenção, que irão reforçar a capacidade de atuação das equipas de investigação, permitindo uma resposta mais célere e eficaz, não só na deteção precoce de ignições, como também na identificação de causas e, sempre que possível, dos responsáveis pelos incêndios.

Outro dos objetivos da reunião passou pelo reforço dos laços institucionais entre as entidades presentes, promovendo a criação de sinergias operacionais e o estabelecimento de canais de comunicação mais diretos e eficazes, essenciais para uma resposta integrada em situações de risco.

No encerramento dos trabalhos, o Vice-Presidente Filipe Fonseca sublinhou a importância deste tipo de encontros, afirmando que “a prevenção e o combate aos incêndios exigem um trabalho conjunto, planeado e sustentado”, acrescentando ainda que esta reunião representa “um passo importante na construção de uma resposta mais eficaz e integrada, que proteja o nosso território e as nossas populações”.