logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

DECO PROteste lança novo simulador “Quero Casa” para centralizar apoios à habitação jovem

A DECO PROteste reforçou a sua plataforma “Quero Casa” com o lançamento de um novo simulador que permite aos jovens até aos 35 anos consultar todos os programas e incentivos à compra e arrendamento de habitação disponíveis nos municípios portugueses.

Redação

O novo simulador, acessível em www.querocasa.pt, permite aos utilizadores pesquisar por concelho e descobrir os apoios disponibilizados pelas autarquias, incluindo subsídios diretos ao pagamento da renda, reduções na taxa de licenciamento de obras, entre outros, com os respetivos requisitos de acesso.

A plataforma “Quero Casa” já integrava a calculadora da taxa de esforço e um simulador de apoios do Estado, abrangendo a elegibilidade ao Porta 65 Jovem, isenção de IMT e Imposto do Selo, e a garantia pública no crédito à habitação, que permite 100% de financiamento bancário para a compra da primeira casa até 450.000 euros, com rendimentos coletáveis anuais inferiores a 83.696 euros. Este instrumento foi responsável por 13% do total de crédito à habitação no primeiro trimestre de 2025. A plataforma também informa sobre as isenções de IMT, Imposto do Selo e emolumentos para imóveis até 324.058 euros no continente e 405.073 euros nas regiões autónomas.

Além disso, a plataforma disponibiliza um guia passo-a-passo do processo de compra e arrendamento, desde a procura do imóvel até à assinatura do contrato, incluindo todos os documentos necessários em cada fase.

“A adição do simulador de apoios municipais à plataforma ‘Quero Casa’ é um passo crucial para capacitar os jovens na sua jornada habitacional”, afirma Soraia Leite, Diretora de Corporate Affairs & Public Relations da DECO PROteste. “Num mercado imobiliário com tantos desafios, é fundamental que tenham acesso fácil e centralizado a todas as informações e ferramentas que lhes permitam tomar decisões informadas e aproveitar ao máximo os apoios disponíveis, seja a nível central ou local.”

A DECO PROteste é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores, intervindo em cerca de 20 áreas da vida dos consumidores através de estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos e ações reivindicativas. Faz parte do grupo internacional Euroconsumers, que integra organizações de defesa dos consumidores em Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

Mais informações e acesso às ferramentas estão disponíveis em www.querocasa.pt