Este projeto, de carácter "inovador", tem como objetivo implementar uma metodologia de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), centrada no princípio do “aprender fazendo”. A iniciativa visa desenvolver competências práticas e multidisciplinares nos alunos, promovendo a criatividade, o trabalho em equipa e a resolução de problemas, através de projetos integradores das áreas curriculares do 1.º Ciclo, como Português, Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Programação Scratch, Artes e Desenho.
Os alunos e professores passarão a ter acesso a equipamentos tecnológicos avançados, como:
-
Monitor PAD
-
Impressora 3D
-
Computadores e tablets
-
Kits de robótica e microeletrónica
-
Estúdios de Stop Motion
-
Kits de eletricidade e construção
-
Pistolas de cola quente
Este investimento resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Norte 2030, e reforça a aposta do município na educação como prioridade estratégica, proporcionando igualdade de oportunidades a todos os alunos do concelho que frequentam a escola pública.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira destaca que esta é mais uma "medida inovadora" entre várias já implementadas, reforçando o compromisso com a "qualidade do ensino e com a preparação das novas gerações para os desafios do futuro".