Em votação estiveram também os projetos Educar para o Digital, de João Vasconcelos, e Criação de Laboratório de Impressão 3D e Multifuncional, de Salvador Moura. No entanto, foi a proposta do Festival da Juventude que arrecadou o maior número de votos e será agora executada pelo município, com data já marcada para o dia 15 de agosto, no Parque Urbano do Freixieiro.
Segundo o proponente, o festival pretende ser “um momento fundamental para que os jovens se expressem, se conectem, aprendam e se desenvolvam como cidadãos críticos e criativos”, promovendo ainda a inclusão e diversidade, o bem-estar e a saúde mental, assim como o fortalecimento da cidadania e da participação ativa dos jovens na sociedade.
Refira-se que o OPJ visa incentivar a participação cívica das novas gerações, promovendo o diálogo entre o município e os jovens, reforçando a cidadania activa e a proximidade entre eleitos e cidadãos. Esta iniciativa representa uma oportunidade para que os jovens tenham um papel direto no planeamento e desenvolvimento do concelho.