logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Eleições Legislativas: Marcelo apela ao voto e recorda que não haverá novas eleições nos próximos 12 meses

Presidente da República votou antecipadamente em Vila Real de Santo António e destacou importância do momento político

Redação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou este domingo, 11 de maio, à participação dos portugueses nas legislativas antecipadas, lembrando que, por imposição constitucional, não poderá haver novas eleições nos próximos 12 meses.

Depois de exercer o seu direito de voto antecipado na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, Marcelo sublinhou a importância de os eleitores estarem conscientes da relevância deste ato eleitoral. “O meu apelo é de que votem. Votem por uma razão muito simples. O mundo está como está, não está fácil, está mais difícil do que há um ano e, por outro lado, não pode haver eleições no próximo ano”, afirmou aos jornalistas.

Incerteza política e estabilidade institucional

Marcelo explicou que, de acordo com a Constituição, não podem ser convocadas novas eleições nos seis meses seguintes à dissolução do Parlamento, nem nos seis meses finais do seu mandato presidencial, o que significa que, mesmo que o resultado eleitoral deste domingo seja instável, só no final da primavera ou início do verão de 2026 poderia haver novas eleições. “Espero que isso não aconteça”, afirmou, apelando aos portugueses que “não pensem em corrigir amanhã o que podem decidir hoje”.

O chefe de Estado reforçou a importância de uma escolha consciente e responsável por parte dos eleitores, especialmente num contexto internacional conturbado e com desafios internos significativos.

Sinal positivo no voto antecipado

O Presidente mostrou-se ainda confiante na possibilidade de uma redução da abstenção, destacando o número expressivo de cidadãos inscritos para votar antecipadamente. “É um sinal encorajador, que pode indicar uma maior mobilização cívica”, comentou.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António às 10h45, onde estavam registados 925 eleitores para o voto antecipado, tendo exercido o seu voto cerca das 11h30. Durante a espera, foi conversando com os restantes eleitores presentes, num gesto habitual de proximidade.

Papa Leão XIV motiva voto antecipado

O Presidente justificou a sua opção pelo voto antecipado com a necessidade de se ausentar do país no dia das eleições, 18 de maio, para estar presente no Vaticano, onde participará na missa inaugural do pontificado do Papa Leão XIV. O novo Papa, eleito recentemente, celebrará a cerimónia no mesmo dia das legislativas portuguesas.