logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Obras na EN210 em Marco de Canaveses vão melhorar circulação em cinco freguesias e estarão concluídas até ao final de agosto

Durante a manhã do dia 5 de agosto, a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, deslocou-se até à “Reta das Pedreiras” de Alpendorada, Várzea e Torrão para fazer um ponto de situação das obras de repavimentação ao longo da EN210.

Redação

A estrada entre Alpendorada e Avessadas está a ser alvo de várias intervenções de manutenção, uma obra que abrange cinco freguesias do concelho e um investimento global de 657 mil euros, excluindo as obras de redes de água e saneamento. Cristina Vieira esclarece que estas intervenções ao longo do percurso entre a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão e o centro do concelho têm como principal objetivo “requalificar os troços em pior estado”.

As obras prevêem a aplicação de novo pavimento betuminoso, pinturas rodoviárias, passadeiras e bandas cromáticas, com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária e o conforto na circulação. Sendo que estas obras vão beneficiar diretamente as freguesias de: Alpendorada, Várzea e Torrão; Bem Viver; Vila Boa do Bispo; Avessadas e Rosém e Marco. Além disso, esta intervenção complementa a reabilitação da estrada entre Avessadas e Marco, onde foi recentemente instalada rede de água e saneamento. “Também estamos a complementar uma empreitada já em fase de conclusão, em Avessadas”, acrescentou a presidente.

Assim, juntam-se ao investimento inicial do município de dois milhões de euros para as intervenções em Avessadas, os 657 mil euros desta última intervenção que “vai melhorar substancialmente a via entre Marco e Alpendorada”, salientou Cristina Vieira. A presidente também aproveitou este momento para falar sobre um outro lote incluído nesta empreitada para requalificar a Avenida dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses (+292 mil euros).

As expetativas para a conclusão destas intervenções é dentro de “duas ou três semanas” disse a presidente, garantindo que para o final de agosto todas as empreitadas vão ser dadas como terminadas. Os constrangimentos causados por estas obras são do conhecimento do município e Cristina Viera frisa que: “Sabemos destes constrangimentos mas efetivamente os resultados vão ser muito positivos para quem circula nesta estrada todos os dias”.

Por fim, a presidente avançou algumas informaçõe sobre um projeto externo para ser levado a cabo na reta de Alpendorada, a “Reta das Pedreiras”.

Este projeto vai incluir: a requalificação urbana da reta de Alpendorada, a instalação de infraestruturas elétricas e águas pluviais, criação de passeios, enterramento de cabos elétricos e de telecomunicações, plantação de árvores e valorização urbanística da via.