logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 5 min

Pedro Santana é novo presidente da AR Tuías: “Os desafios são muitos, mas a ambição também é muita”

Santana quer tornar o clube do concelho do Marco de Canaveses mais competitivo e atrativo, reforçar a formação, manter a ambição nos seniores e reativar modalidades com história na associação.

Pedro Santana é o novo presidente da direção da AR Tuías. Sucede a Hélder Silva, que renunciou ao cargo por “motivos pessoais e profissionais”. Foi eleito para um mandato de três anos, ou seja, até 2028, na  Assembleia-Geral eleitoral do passado dia 27 de junho, tendo a lista única apresentada a sufrágio sido aprovada por unanimidade.

Os novos órgãos sociais tomaram posse de imediato, iniciando um novo ciclo diretivo no clube. Celso Santana mantém-se como presidente da Mesa da Assembleia-Geral, enquanto Miguel Santana assume agora a presidência do Conselho Fiscal.

Experiência profissional ao serviço da associação

Atualmente Marketing Merchandising Manager do SC Braga e com passagem anterior pelo departamento de Marketing do Rio Ave FC, Pedro Santana traz consigo uma vasta experiência no meio desportivo, que pretende agora colocar ao serviço da AR Tuías.

“Já estou ligado ao futebol há muitos anos. Trabalhei no Rio Ave FC e agora estou no SC Braga. Sei como funcionam os clubes, como os departamentos devem estar organizados. Quero trazer essa mentalidade e estrutura para o Tuías, mesmo com recursos humanos mais limitados”, explicou.

A decisão de se candidatar à presidência surgiu naturalmente, após a saída de Hélder Silva: “Falámos com várias pessoas dentro da associação, fomos alinhando ideias e estruturando um projeto. Juntámos uma equipa capaz e motivada”.

Sustentabilidade e crescimento como prioridades

O novo presidente do emblema do concelho do Marco de Canaveses mostrou-se determinado e consciente dos desafios que se avizinham. 

“Os desafios vão ser muitos e a ambição também é muita. O objetivo acaba sempre por ser crescer de forma sustentável, atrair mais atletas e fazer crescer o Tuías não só como associação, mas também como equipa e como marca”, afirmou.

Santana reconhece que o arranque será exigente, mas acredita plenamente na equipa que o acompanha. 

“O primeiro ano é sempre mais complicado. Até lhe chamo de ano zero. Há muitas situações que temos de compreender e melhorar, sempre com a responsabilidade de elevar o nome do Tuías, que é um clube com muita história, mas acredito que com a equipa que tenho comigo para este três anos vamos conseguir fazer coisas muito interessantes ”, vincou.

Formação com continuidade e ambição de crescer

No que diz respeito ao futebol de formação, o objetivo é manter os seis escalões existentes e o número atual de atletas, que ronda a centena. 

“Queremos manter pelo menos o mesmo número de equipas e tentar, se possível, crescer um pouco. Sabemos que hoje há muita concorrência, mas cabe-nos a nós tornar a associação cada vez mais atrativa”, explicou.

Seniores mantêm treinador e plantel será retocado

A nível sénior, a equipa continuará a competir na 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), com António Santos confirmado no comando técnico: “Não seria justo prescindir de um treinador que, na temporada anterior, nos deixou próximo da subida. Este ano é para dar continuidade ao trabalho, e foi o que lhe pedi”, desvendou.

Ainda que não coloque a promoção à Divisão de Honra AF Porto como um objetivo declarado, Pedro Santana também não a descarta. 

“Na época passada, ficámos em terceiro lugar. Por isso, vamos apenas retocar o plantel com quatro ou cinco jogadores que acrescentem valor. O objetivo é fazer melhor do que na época anterior. Se isso significar a subida, tanto melhor. O foco é ser ambicioso, competir por mais. Com trabalho, confiança e compromisso, os resultados acabam por surgir”.

Modalidades com tradição regressam à atividade

Santana revelou ainda a intenção de manter e reativar outras secções com tradição na AR Tuías,  como o Cicloturismo e a Pesca Desportiva.

“Já estamos a preparar o regresso do Cicloturismo e a trabalhar para devolver protagonismo à Pesca. Sabemos que vai ser exigente, porque há concorrência de outras associações no concelho, mas passo a passo acreditamos que vamos conseguir”, concluiu.