logo-a-verdade.svg
Lazer
Leitura: 2 min

Coliseu do Porto acolhe concerto solidário para relançar projeto da Casa do Artista do Norte

O Coliseu do Porto acolhe no dia 21 de maio um concerto solidário para angariação de fundos para relançar o projeto de criação da Casa do Artista do Norte. O evento conta com a participação de Gisela João, GNR, Miguel Araújo, Ornatos Violeta, José Raposo, Óscar Branco, Pedro Lamares e Rita Reis.

Redação

A iniciativa é promovida pela Associação Amigos do Coliseu do Porto, em colaboração com a Associação Mutualista dos Artistas (AMAR), e visa concretizar um antigo objetivo de diversos profissionais do setor cultural: garantir uma resposta social na região Norte semelhante à Casa do Artista existente em Lisboa desde 1999.

Segundo o presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto, Miguel Guedes, o concerto representa “uma janela de esperança para uma casa que ainda não existe”, sublinhando a importância de assegurar dignidade e apoio a artistas que marcaram a vida cultural do país. “O ideal seria que estas Casas do Artista se multiplicassem pelo país, mas a verdade é que só existe uma, em Lisboa”, referiu.

A Casa do Artista, em Lisboa, acolhe profissionais do setor artístico e cultural em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes alojamento e apoio social. A intenção é replicar esse modelo no Norte do país.

O projeto de criação da Casa do Artista do Norte está aprovado desde 2009, mas sofreu atrasos devido a questões administrativas relacionadas com o terreno inicialmente previsto. Segundo João Cunha, presidente da AMAR, estão atualmente em curso diligências para retomar o processo, incluindo contactos com o arquiteto Manuel Correia Fernandes e a Câmara Municipal de Matosinhos, com vista à atualização do projeto de acordo com os requisitos legais em vigor.

Os bilhetes para o concerto solidário custam entre 10 e 40 euros. O evento contará também com a participação da Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça.