A TAP informou que as operações de e para Ponta Delgada e Terceira poderão ser afetadas por condições meteorológicas adversas provocadas pelo ciclone, aconselhando os passageiros a verificarem o estado do voo antes de se dirigirem para o aeroporto.
A SATA também alertou que a sua operação, incluindo a Azores Airlines, poderá sofrer constrangimentos entre os dias 25 e 27 de setembro. A companhia permitirá que todos os clientes com voos marcados para os dias 25 e 26 de setembro alterem as reservas sem penalizações nem diferenças tarifárias. Os passageiros são ainda recomendados a acompanhar atualizações no site da empresa ou contactar os serviços de apoio ao cliente.
O ciclone Gabrielle deverá começar a afetar os Açores a partir do final desta quinta-feira, atingindo a região com força de furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que, na quarta-feira à noite, a categoria do furacão havia descido para 2, situando-se a 1.630 km a oeste do grupo Ocidental do arquipélago.
Prevê-se que o centro do ciclone passe entre o grupo Ocidental (Flores e Corvo) e o grupo Central (Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira), com chuva intensa, vento com rajadas até 150 km/h no Ocidental e até 200 km/h no Central, e agitação marítima com ondas entre 8 e 10 metros, podendo atingir 14 a 18 metros.
No grupo Oriental, São Miguel e Santa Maria, são esperadas precipitação e rajadas até 90 km/h, com ondulação de seis a sete metros. As ilhas dos grupos Ocidental e Central estarão sob avisos vermelhos a partir da meia-noite de sexta-feira, prolongando-se até ao início da manhã.