Destaque-se que o evento desportivo está a decorrer desde o início da tarde desta sexta-feira, dia 2 de maio, até este sábado, dia 3 de maio.
A Associação de Municípios do Douro e Tâmega, em conjunto com os municípios que integram a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, analisou e emitiu um parecer favorável sobre o percurso do Rali Terras D`Aboboreira, seguindo a premissa de salvaguarda dos valores naturais e culturais que constituem a PPSRA.
Destaque-se que o evento desportivo está a decorrer desde o início da tarde desta sexta-feira, dia 2 de maio, até este sábado, dia 3 de maio.
Segundo nota, a classificação de Paisagem Protegida Regional trouxe à Serra da Aboboreira novos cuidados na usufruição do espaço, pelo que à AMDT, enquanto entidade gestora, cumpre-lhe sensibilizar e desenvolver ações de preservação e salvaguarda, evitando, desta forma, possíveis efeitos nocivos.
Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), seguindo as orientações da Federação Internacional do Automóvel (FIA) no cumprimento de regras sustentáveis, já implementou a obrigatoriedade do uso de gasolinas limpas para reduzir as emissões de CO2.
Para além disso, a associação deixa os seguintes alertas aos espectadores do Rali: Não faça fogueiras; Caminhe pelos trilhos existentes; Preserve a fauna e flora; Mantenha os animais de companhia com trela curta; e deposite o lixo nos locais apropriados.
Elencam-se, também, as várias ações de reflorestação na Serra da Aboboreira, que têm sido realizadas nos últimos anos, umas diretamente pelos municípios e outras pelo Clube Automóvel de Amarante, em colaboração com os três municípios parceiros.