logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 0 min

Obras de requalificação do Quartel dos Bombeiros Voluntários do Marco já estão em curso

Arrancaram recentemente as obras de substituição da cobertura do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses. A intervenção, há muito reivindicada, resulta da necessidade de eliminar infiltrações e remover a cobertura anterior, que continha amianto.

Redação

A empreitada, que está a cargo da empresa JP Vieira - Construção e Remodelações, inclui ainda a remodelação das camaratas, a requalificação das casas de banho e a criação de um espaço para a instalação do futuro Museu dos Bombeiros. O custo total da obra ascende a cerca de 145 mil euros para a cobertura, comparticipados em 100 mil euros pelo Município de Marco de Canaveses, e entre 60 a 70 mil euros para as obras interiores, num investimento global que ultrapassa os 200 mil euros.

De acordo com João Lima, presidente da direção da associação, as infiltrações e o estado de degradação das infraestruturas afetavam várias zonas do quartel, incluindo as camaratas, casas de banho, pavilhão e espaços administrativos. “Era um anseio antigo a substituição da cobertura. Tinha muitas placas partidas e problemas de infiltração em praticamente todas as áreas”, afirmou.

A obra, cuja conclusão está prevista até ao final de junho, foi também possível graças à angariação de fundos através da iniciativa Night Walk, realizada no ano passado, que permitiu reunir 25 mil euros.

Além da substituição da cobertura, estão a ser realizadas obras de remodelação das camaratas feminina e masculina, com vista à melhoria das condições de alojamento dos operacionais. João Lima destacou a necessidade de ampliar a camarata feminina, justificando a intervenção com o aumento da presença de mulheres na corporação. “Hoje temos mais mulheres bombeiras e precisamos de condições para aquartelar mais mulheres no quartel. O espaço existente já era insuficiente”, explicou.

No âmbito da requalificação interior, está também em curso uma intervenção na área administrativa, onde será criado um novo espaço destinado ao Museu dos Bombeiros, que irá reunir condecorações, estandartes e outros elementos históricos da corporação.

A execução da cobertura está a cargo da empresa JMM, que, segundo a direção, iniciou os trabalhos há cerca de oito dias e já se encontra numa fase avançada, destacando-se pela rapidez e eficiência. As obras interiores estão a ser realizadas por uma empresa distinta.

João Lima sublinhou o impacto positivo da intervenção junto da corporação. “Pelo que tenho percebido nas conversas com alguns bombeiros, há um sentimento de satisfação, não só por finalmente se concretizar este objetivo, mas também porque lhes estamos a dar mais qualidade e conforto, especialmente quando têm de pernoitar no quartel”, afirmou.

O presidente da direção deixou ainda palavras de agradecimento a todos os que contribuíram para a concretização do projeto: “Agradecemos ao município, que foi um parceiro fundamental, aos participantes da Night Walk e às empresas envolvidas nas obras, bem como a todos os que, ao longo do ano, apoiam os bombeiros das mais diversas formas.”

A inauguração oficial das novas instalações está prevista para depois da conclusão dos trabalhos, ainda sem data anunciada.