logo-a-verdade.svg
Motores
Leitura: 3 min

Aos 18 anos, Francisco Fontes dá início à 3.ª geração da família nos ralis

Uma nova geração do apelido Fontes chega aos ralis. Francisco Fontes, de 18 anos, vai disputar a sua primeira prova no Rallye Constálica Viseu Dão Lafões, que decorre entre 5 e 7 de setembro, ao volante do novíssimo Lancia Ypsilon HF Racing Rally6, modelo que também se estreia em Portugal.

Redação

Três décadas depois, a Lancia regressa às competições de ralis e Francisco procura honrar o legado do pai, José Pedro Fontes, e do avô, Rufino Fontes, dois nomes de peso no automobilismo nacional.

Este rali marca o início de uma aventura com que sempre sonhei. Cresci a ouvir as proezas do meu avô, a acompanhar a carreira do meu pai e o trabalho da equipa Sports & You. Agora poder alinhar numa prova com o meu nome nos vidros do carro é uma emoção muito especial. Sei que tenho tudo para aprender: é a minha estreia absoluta, ainda só tirei a carta há poucos meses, e o objetivo é simples — fazer quilómetros, ganhar experiência e evoluir passo a passo. Não vou lutar por nenhum resultado, mas claro que vou dar o meu melhor. Nesta fase tudo é novidade e o mais importante é aproveitar para crescer como piloto e iniciar o meu percurso de forma sólida”, afirma o jovem portuense.

Nascido a 9 de maio de 2007 e recém-ingresso no curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Francisco é o mais novo representante de uma família com fortes ligações ao desporto motorizado. Rufino Fontes destacou-se nas décadas de 70 e 80, enquanto José Pedro Fontes soma títulos e vitórias na velocidade e nos ralis nas últimas três décadas.

Apesar da paixão pelos simuladores automóvel e da proximidade à carreira do pai e ao trabalho da Sports & You, Francisco nunca participou em provas oficiais nem em karting. A sua única experiência prévia foi a participação na seleção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para o programa FPAK Júnior Team, realizada no primeiro semestre deste ano.

No Rallye Constálica Viseu Dão Lafões, Francisco contará com o navegador Carlos Magalhães. O Lancia Ypsilon HF Racing Rally6, equipado com motor de 1.2 litros e 145 cavalos, foi concebido de acordo com os regulamentos Rally6, categoria de iniciação com custos controlados, regras simplificadas e elevados padrões de segurança e performance. Esta será também a primeira participação de um Lancia da nova geração numa prova disputada na Península Ibérica.

Em 2025, além desta estreia em Viseu, Francisco Fontes vai disputar pelo menos as duas últimas provas do Campeonato de Portugal de Ralis.