logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 3 min

Jovens ciclistas de Paredes apresentados em dia de grandes provas nacionais

Este domingo, 27 de abril, o Parque José Guilherme, em Paredes, foi o centro das atenções no mundo do ciclismo, com a realização da etapa final do Grande Prémio de Ciclismo O JOGO/Leilosoc, da 23ª Taça Nacional de Ciclismo ANDDI e da apresentação oficial das academias de ciclismo do concelho.

Redação

A tarde ficou marcada pela apresentação dos jovens ciclistas da NRV – Academia de Ciclismo de Paredes e da Paredes CiclismonaEscolaBTTeam, às 14h30, no camião-palco instalado no Parque José Guilherme.

Hélder Alves, diretor da Academia de Ciclismo de Paredes, destacou a evolução da formação:
"A Academia começou em 2018 e tem crescido ano após ano. Começámos com jovens até aos 14 anos e atualmente trabalhamos com atletas até aos 18." Sublinhou ainda o compromisso da instituição: "O nosso objetivo é consolidar o projeto, dar boas condições aos atletas e permitir que possam competir tanto em Portugal como no estrangeiro."

Sobre os princípios orientadores da Academia, Hélder Alves frisou: "Antes dos atletas, estão as pessoas. Trabalhamos com honestidade e respeito, criando boas rotinas e esperando que alguns destes jovens se tornem futuros atletas."

Atualmente, a Academia conta com cerca de 30 atletas, distribuídos por escolinhas, cadetes e juniores.

Também Mário Pinto, coordenador e treinador da Paredes CiclismonaEscolaBTTeam, enalteceu o percurso único do projeto: "Somos a única escola do país com uma equipa federada de competição em BTT. Começámos há cerca de oito anos e temos agora cerca de 170 alunos envolvidos."

O projeto, pioneiro a nível nacional, tem objetivos claros: "Queremos criar o gosto pelo ciclismo nas camadas mais jovens e afastá-los da passividade provocada pelas novas tecnologias."

Em termos competitivos, os objetivos também são ambiciosos: "Temos atletas a lutar pela Taça Regional, pelo Campeonato Nacional de Juvenis e temos um paraciclista, o Vasco, que já venceu a Taça de Portugal de Paraciclismo em Estrada e é vice-campeão nacional. Trabalhamos para que ele, no futuro, possa até integrar a seleção nacional e sonhar com os Jogos Paralímpicos."

A apresentação das academias decorreu em "clima de entusiasmo", mostrando o dinamismo do ciclismo de formação em Paredes, num dia em que a cidade também recebeu a derradeira etapa do Grande Prémio de Ciclismo O JOGO/Leilosoc, com partida e chegada no Parque José Guilherme, e a realização da 23ª Taça Nacional de Ciclismo ANDDI, dedicada ao ciclismo adaptado.