De acordo com o comunicado, até quinta-feira o estado do tempo será influenciado por uma corrente de oeste associada a ondulações frontais de fraca atividade, que trarão precipitação, sobretudo na quarta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro.
Na quinta-feira, a precipitação deverá restringir-se ao Minho e Douro Litoral.
A partir da tarde de sexta-feira, e até ao dia 16, a intensificação da crista anticiclónica deverá originar céu pouco nublado ou limpo, embora com a possibilidade de neblinas e nevoeiros matinais no litoral a norte do Cabo Raso, situação que poderá persistir no Minho durante alguns dias.
As temperaturas máximas, atualmente abaixo da média para a época, deverão subir ligeiramente na quinta-feira, excetuando o Minho, Douro Litoral e a faixa costeira a norte do Cabo da Roca. Está prevista uma nova subida, mais significativa e generalizada, no domingo.
Segundo o IPMA, nos dias 14 e 15 de setembro os termómetros deverão variar entre 30 e 35 graus no Sul, no vale do Tejo e em algumas zonas do interior Norte e Centro, valores considerados acima do normal para esta altura do ano. No restante território, as máximas deverão manter-se abaixo dos 30 graus.
Mais informações e eventuais avisos meteorológicos podem ser consultados no portal oficial do IPMA: www.ipma.pt.