logo-a-verdade.svg
Amarante
Leitura: 2 min

Associação Faisão BJJ organiza cerimónia de graduação e angariação de fundos em Amarante

No dia 2 de agosto, a cidade de Amarante será palco de um evento promovido pela Associação Faisão BJJ (Jiu-Jitsu), que junta desporto, inclusão e desenvolvimento infantojuvenil.

Redação

A cerimónia, que decorrerá no auditório do Instituto Empresarial do Tâmega (IET) às 16h00, marca o encerramento de uma etapa transformadora de um projeto desportivo e terapêutico destinado a crianças dentro e fora do espetro do autismo.

A iniciativa, que teve como base a prática do jiu-jitsu, pretendeu mais do que formar atletas: "Apostou no desenvolvimento integral das crianças, promovendo a inclusão, a autonomia e o crescimento pessoal", afirmou Ronaldo, mestre da modalidade. Ao longo do ano, os treinos com abordagem pedagógica e terapêutica permitiram avanços "notáveis em áreas como a regulação emocional, coordenação motora, autoestima e interação social".

O evento irá celebrar cada passo dado pelos jovens participantes, realçando conquistas individuais e coletivas. “Este não é apenas um evento desportivo. É um ato de inclusão, coragem e esperança. Cada criança que participa está a crescer não só como atleta, mas como pessoa”.

A cerimónia contará com a presença de familiares, instrutores, parceiros institucionais e empresas que apoiaram o projeto, tais como Carvalho & Fonseca, TMG, Chelts, CS Publicidade, MAPP, Agração Café Bistrô, JD Artigos Sanitários, Tintas São Gonçalo e Serralheiro Bruno.

Após a cerimónia, a partir das 17h30, decorrerá um momento de convívio que deverá reunir mais de 100 pessoas, reforçando o "espírito de união e cooperação que tem norteado o projeto" e tendo como objetivo "angariar fundos para levar os atletas a competir fora de Portugal".